VITRINE ONLINE ERROU: BELLO NÃO DETERMINOU O FECHAMENTO DA PREFEITURA

No agitado clima de informações e manifestações dos correligionários de Fábio Bello ontem à noite (2), no centro de Ibiúna, quando se divulgou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de conceder liminar assegurando a volta dele à prefeitura, vitrine online procurou ouvir diversas fontes, incluindo bellistas que se encontravam na manifestação em frente ao Paço Municipal, e errou ao noticiar que Bello havia determinado o fechamento da prefeitura e solicitado a vigilância do edificio à Guarda Municipalde Ibiúna.

Ele simplesmente não podia tomar essa medida pelo fato de não ter oficialmente assumindo o cargo de prefeito. Até agora há pouco, pelo menos, o prefeito Eduardo Anselmo despachava normalmente em seu gabinete, ainda que o clima na prefeitura tivesse um quê de despedida – não se sabe por quanto tempo – de alguns secretários e assessores especiais.

Na verdade, o prefeito Eduardo Anselmo é que teria assinado documento decretando o fechamento da prefeitura, a fim de assegurar a integridade do patrimônio público.

De acordo com dois advogados ouvidos meia-hora atrás, o ritual que permitirá a posse de Bello passará pelas seguintes etapas: o Tribunal Superior Eleitoral – TSE emite ordem ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que, por sua vez, comunica a decisão ao juiz eleitoral da Comarca de Ibiúna, que deverá realizar o ato solene de diplomação; em seguida haverá cerimônia de posse na Câmara Municipal.

Eduardo Anselmo deve recorrer da decisão do TSE, providência, aliás, que já pode ter sido encaminhada.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.