SEM FREIO, ÔNIBUS COLIDE COM CINCO CARROS E FERE DUAS PESSOAS NO CENTRO DE IBIÚNA

Um idoso e uma senhora com ferimentos nos braços, cinco carros atingidos e pelo menos dois lançados sobre a calçada, em frente a uma loja de móveis. Um deles, um Civic preto, que se encontrava estacionado em frente a uma farmácia, foi arrastado cerca de dez metros, empurrando os demais. Este foi o resultado da colisão provocada por um micro-ônibus com bandeira da Viação Cidade de Ibiúna, mas operando em nome da Transportes Vargem Grande Paulista – TVGP, na rua Pinduca Soares [tem fluxo em descida], no centro da cidade de Ibiúna, por volta das 9h30 de hoje (12).

Segundo depoimento da motorista do ônibus, na altura do cruzamento dessa rua com a avenida Gabriel Monteiro da Silva, ao tentar parar o ônibus percebeu que estava sem freios. Imediatamente começou a  gritar, pedindo que os passageiros se protegessem e decidiu jogar o ônibus contra os carros estacionados junto ao meio-fio, a fim de evitar um dano ainda maior, caso o veículo ganhasse velocidade rua abaixo.

Laurindo Boaventura de Moraes, 93, e Neide Ferreira da Silva, 38, estavam na rua naquele momento em que o ônibus descia sem controle e foram atingidos pelos carros arrastados pelo impacto do ônibus. Neide estava entre parte frontal do Civic preto de uma pick up Saveiro. Por sorte, não ficou prensada entre os dois carros, mas teve que ser retirada de baixo da pick up. Como Laurindo, sofreu ferimento no braço. Ambos foram atendidos no local pela ambulância de resgate do Hospital Municipal.

Clélia Gabriel Vieira Leite, 38, motorista do ônibus e que trabalha na empresa a sete anos passou mal e também foi assistida na ambulância. O veículo que dirigia é um micro-ônibus fabricado em 2004, portanto funcionando há dez anos. Ao redor, populares comentavam que além da frota de ônibus que serve a cidade ser antiga também não está recebendo a manutenção devida. “Você vê ônibus quebrados em todos lugares, mas agora vimos uma consequência grave dessa situação. Poderia ter havido uma tragédia hoje”, disse uma mulher no interior de uma loja de móveis que, por pouco não teve seu interior invadido por um ou dois carros.

Há alguns meses, na mesma rua Pinduca Soares, também um micro-ônibus da mesma empresa perdeu o freio e somente foi parar em um posto de combustível que fica no final da rua, ao lado da Praça Matriz da cidade.

No acidente de hoje foram atingidos um Escort Hobby [o senhor se preparava para estacionar em frente a uma farmácia onde ia comprar remédios, no lado esquerdo para quem desce a rua e recebeu o impacto na traseira, foi o primeiro veículo atingido e empurrado junto ao meio-fio] e, em seguida, os quatro outros automóveis, estacionados junto ao meio-fio do lado direito da rua: um Civic Honda,um Fiat Pálio, uma pick up Fiat e uma Saveiro.

Todos os envolvidos foram prestar queixa e depoimentos na Delegacia de Polícia, onde algumas pessoas ainda se mostravam assustadas com o fato ocorrido.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.