PREFEITURA NEGA SURTO DE MENINGITE, MAS ADMITE UM SEGUNDO CASO AINDA SEM CONFIRMAÇÃO DO TIPO DE BACTÉRIA

Em nota que acaba de ser distribuída à imprensa, a prefeitura de Ibiúna, no.  interior de São Paulo, nega a existência de surto de meningite no município, mas admite um segundo caso, de uma aluna de 9 anos, da Escola Municipal Bairro Sara Sara, no Verava. Ela está em observação no Hospital Regional de Sorocaba, enquanto se aguarda o resultado do exame do Instituto Adolf Lutz para a confirmação do tipo da bactéria que contagiou a menina. Veja a íntegra da nota emitida pelo Executivo:

“A Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece à população que não existe surto de meningite no Município. Esta informação foi repassada pelo Secretário de Saúde, Reginaldo Ribeiro, pelo médico infectologista da Vigilância Epidemiológica, Dr. José Amaral Elias e pela Diretoria da Vigilância Epidemiológica, Sandra Lopes Toledo, em reunião realizada hoje (2/12), às 15h3, no Paço Municipal, com a presença de profissionais do setor.

O infectologista esclarece que para haver surto é preciso que sejam confirmados três casos de meningite da mesma bactéria no período de três meses. Também esclarece que oficialmente houve registro de um caso de óbito por meningite do tipo C em Ibiúna, referente à criança que estudava no Colégio Objetivo.

Já a criança de nove anos que estuda na escola Sará Sará, do bairro Verava, chegou ao Hospital de Ibiúna no dia 28/11, onde recebeu todos os procedimentos médicos necessários. No mesmo dia houve a constatação do diagnóstico (confirmação de meningite) e a criança foi encaminhando ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Na tarde desta segunda-feira (1/12) a diretora da Vigilância Epidemiológica recebeu a informação do Conjunto Hospital de Sorocaba de a que a criança está em observação, com o quadro clínico estável, mas que ainda aguarda do Instituto Adolf Lutz a confirmação do tipo de bactéria deste caso.

Também é esclarecido que, por não haver surto no município, neste momento não há a indicação dos órgãos competentes, inclusive no Ministério da Saúde e do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, para a aplicação de vacina contra meningite

A Secretária da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, esta a disposição para esclarecimentos de dúvidas na Avenida São Sebastião, 369, Centro.”

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.