EXCLUSIVO – CONFIRMADO 2º CASO DE MENINGITE TIPO “C”; MUNICÍPIO “ESTÁ SENDO MONITORADO 24 HORAS POR DIA”

O secretário da Saúde de Ibiúna, Reginaldo Ribeiro,  confirmou à vitrine online às 18h00 de hoje (8) o segundo caso de meningite meningocócica provocada por bactéria tipo “C” no município. Trata-se de uma menina de 9 anos, aluna da Escola Municipal do Sará Sará, no bairro do Verava, que está internada há dias no Hospital Regional de Sorocaba. Até onde sabe, Ribeiro disse que seu estado de saúde é estável. O secretário prestou essas informações por telefone, pois se encontrava na Secretaria Estadual da Saúde, em São Paulo, desde às 10 horas da manhã tratando de definições de conduta de acordo com os protocolos específicos para esse tipo de problema de saúde pública.

“A Secretaria Municipal da Saúde de Ibiúna, a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde estão monitorando a situação do município 24 horas por dia”, afirmou o secretário, esperando que a população se mantenha calma, pois estamos tomando todas as providências em relação à doença”.  Ribeiro garantiu ainda que serão prestadas todas as informações  e orientações que se fizerem necessárias ou forem solicitadas pela população de modo transparente.

Em companhia da diretora de Vigilância Epidemiológica de Ibiúna, enfermeira padrão Sandra Toledo, e da diretora regional de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, dra. Katia de Luna, o secretário reuniu-se com a diretora de Doenças Respiratórias da Secretaria Estadual da Saúde, dra. Telma Carvalhana, a fim de receberem orientações específicas e procedimentos diante do quadro da enfermidade que foi detectada em novembro. O primeiro caso levou a óbito uma aluna de 10 anos do Colégio Objetivo no dia 19 de novembro.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.