“A INVENÇÃO DE HUGO CABRET” – UMA HISTÓRIA IMPERDÍVEL SOBRE OS SEGREDOS DA IMAGINAÇÃO

Assim que o Leo me deixou ver o livro que trazia consigo [ele tem 11 anos] um antigo preconceito que tinha -” é livro para crianças” – caiu para o chão da sala. Viajei por suas 525 páginas, lindamente ilustradas por desenhos a lápis, em poucas horas leitura, guiado pela atração magnética do seu texto encantadoramente mágico. Ia dizer “devorei o livro”, mas considero esse chavão inapropriado. Digo: vivi a história, fiquei aliado de Hugo Cabret, um menino órfão que vive escondido numa estação central de trem de Paris dos anos 1930 e protagoniza cenas envoltas por mistério e suspense. É uma extraordinária dica de leitura para as férias – tanto para adolescentes quanto para adultos de todas as idades.

Vitrine online faz essa indicação e sugere, para quem ainda não conhece a obra, que não perca tempo, pois vai pagar mico. Será muito oportuno que as autoridades e profissionais ligados à área da Educação a incluísse no roteiro de leitura, já que é de fácil assimilação, ao mesmo tempo em que nos apresenta uma perspectiva rica e favorável ao resgate das lembranças da infância de cada um de nós.

A história é comovente e gira em torno de um famoso cineasta, mágico e construtor de brinquedos francês, Georges Méliès, que evoca um profundo amor por essa que é chamada a sétima arte e que, desde que surgiu no mundo, na própria França, passou a encantar as pessoas em todos os cantos do mundo: o mundo maravilhoso do cinema. Vocês vão conhecer Isabelle, uma menina adotada por Méliès, e que desempenha um papel decisivo no andamento da história que por motivos óbvios não será contada aqui. “A viagem à Lua”, um filme clássico que encontrou espaço na imaginação de europeus, é um marco de referência na memória dos cinéfilos de todos os tempos.

A figura de um autômato construído pelo cineasta com a incrível capacidade de escrever e desenhar por conta própria, usando uma caneta tinteiro faz parte do núcleo secreto da narrativa ilustrada por ações visuais e textuais, exatamente como se passaria se você estivesse assistindo a um filme. E termina com a palavra FIM, como se vê nas telas.

O misterioso professor H. Alcofrisbas faz uma breve introdução à leitura. “Aqui, você conhecerá um menino chamado Hugo Cabret, que, certa vez, muito tempo atrás, descobriu um misterioso desenho que mudou sua vida para sempre.” Bem, daqui para frente é com vocês leitores.

A invenção de Hugo Cabre foi escrito e ilustrado por Brian Selznick e publicado pela Edições SM. Está na 11ª reimpressão no Brasil. Ótima leitura de férias!

 

Carlos Rossini é editor

de vitrine online

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.