NUTRICIONISTA DÁ DICAS PRECIOSAS PARA VOCÊ MANTER BOA SAÚDE

As frutas são ricas em vários minerais, vitaminas importantes para regularizar e exercer funções vitais em nosso organismo. Algumas fazem bem para a pele, outras para a visão e até auxiliam no combate ao envelhecimento, sem falar que fazem o intestino funcionar como relógio.

Os legumes e verduras, assim com as frutas, são riquíssimos  em várias vitaminas e minerais essenciais para qualquer idade. As frutas, legumes e verduras protegem o coração contra doenças cardiovasculares, previnem câncer no cólon do intestino. Têm a capacidade de diminuir o colesterol, triglicéres e glicose da corrente sanguínea e fazem músculos e cérebro funcionar corretamente, evitando o aumento da pressão arterial, além de aliviar a fadiga, entre outras inúmeras funções.
Durante o dia, devemos consumir 3 a 5 porções de vegetais e 3 a 4 porções de frutas. Uma refeição colorida representa  um prato saudável. A cor dos alimentos diz muito sobre eles, cada cor tem sua função.
O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.
Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outras nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter boas doses de cálcio e fósforo. Esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.
O verde é a clorofila, considerada um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

O vermelho é consequência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Naturalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante.

As cores toxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, redução do peso e até à anorexia.

Os alimentos de cor marrom são ricos em fibras e regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes de mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga. [artigo em republicação]

Fabiana A. Borrego é nutricionista especializada em nutrição clínica

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.