Vitrine Online, a melhor informação !

IBIÚNA MERECE MELHOR SORTE E BUSCA DE NOVOS RUMOS POLÍTICOS

Vitrine online teve a oportunidade ontem (19) de conversar informalmente com um grupo de vereadores. Depois de mais de uma hora de manifestações de boa fé, percebeu que há motivação e  propósitos explícitos suficientes para mudar o rumo da história, a partir do dia 3 de fevereiro, quando terão inícios os trabalhos legislativos relativos a 2015, agora sob a presidência do jovem vereador e advogado, dr. Rodrigo Lima. Vamos torcer para que isso aconteça de fato e acompanhar de perto.

Por sobre o escombro político-administrativo vigente, espera-se que brote uma nova esperança, que seja mesmo em forma de um trevo de quatro pétalas para nos trazer sorte e prosperidade, e também se coloque, para ajudar os bons fluidos, um sal grosso com pimenta vermelha, já que o mundo da política inclui de tudo, tanto do mundo ensolarado e visível quanto invisível, para não tocar na insistente evocação de Deus, que sempre mexe com o sentimento de fé do povo.

Mas o senso crítico da população também dá mostra de um cansaço com os velhos procedimentos de uma política tão ultrapassada quanto inútil, que subestima a inteligência com risíveis malabarismos de fotos que procuram mostrar coisas maiores do que o são na realidade.

Se encostarmos nossos ouvidos no peito da gente simples do município, vamos escutar muitas queixas contra tudo, transporte, saúde, segurança, estradas, enfim, temas-problema repetitivos, eternos, que incomodam pela persistência e que são mesmo difíceis da dar uma solução satisfatória sem o uso correto da inteligência e da efetiva dedicação pelo bem-estar da população. Exigem-se visão, esforço e, sobretudo, um relacionamento sincero, transparente e talento.

Se fosse possível, a história deveria começar de novo, começando pela escolha, antes de eleger prefeito e vereadores, de uma ética pública como guia de comportamento e um audacioso acompanhamento de condutas por parte da sociedade organizada. No fim de cada ano, seria emitido, por um conselho independente de cidadãos, um relatório sobre as realizações das autoridades, lida em público e divulgada para que a população pudesse acompanhar e fazer seu ajuizamento e mesmo orientar suas decisões eleitorais.

O face da vitrine online se transformou numa tribuna livre. Quem o acompanha com atenção pode verificar o espírito humano da cidade – desde queixas relativamente simples de resolver à demonstração de vergonha com o que acontece sob esse escaldante sol de verão, ao mesmo tempo em que a autoridade pública se esquiva e tenta impor ou usar fórmulas, repetimos, ultrapassadas de fazer a cabeça do povo.

Finalmente, voltemos à palavra esperança mencionada no início. Ibiúna está na contramão da história e é preciso que isso seja revertido o quanto antes. Se não, em outubro de 2016 que apareçam novos personagens políticos com capacidade e força de liderança capazes de começar a mudar uma situação negativa persistente e que não mais consegue ser encoberta por ilusionismo. (C.R.)

Comentários