Projeto Memória Ibiúna recupera a história visual do município

Se é verdade que um povo sem memória é um povo sem futuro, sem cultura e que, por isso, pode cometer os mesmos erros do passado, o “Projeto Memória Ibiúna”, idealizado por Thiago de Moraes Pinto, se encaixa como mão e luva e antídoto contra o esquecimento dos personagens, objetos e lugares do passado ibiunense.

Natural de São Roque, mas crescido em Ibiúna, Thiago, 25, jovem empresário e programador, explica que o projeto brotou de seu interesse pessoal por história, tecnologia e fotografia, “somados à paixão por Ibiúna”. Ele explica:

“O ‘Projeto Memória Ibiúna’ tem como principal objetivo aproximar os cidadãos da história do município por meio da Internet. Através de uma página no Facebook a população pode obter fotos e vídeos do município com a data de origem aproximada (algumas com datas exatas). Se quiser saber como era a praça da Matriz nos anos 70, bastará escolher o ano para ser levado ao conteúdo da época escolhida. É fácil de usar e acessível, mesmo quem não está habituado à Internet poderá explorar a memória visual de Ibiúna.”

O projeto não possui fins lucrativos e não há venda de espaço publicitário. “No entanto, trocamos espaço publicitário por fotos e vídeos antigos que mostrem a cidade de Ibiúna. Essa foi a maneira que encontramos de oferecer um incentivo para as empresas contribuírem conosco”, ressalta Thiago.

Qualquer pessoa pode contribuir, optando por ter ou não seu nome nos créditos das fotos. “A ideia é que o projeto seja do povo e não do Thiago, ou da empresa X ou Y. Queremos que as pessoas participem. Todos devem ter em casa alguma foto que mostre cenas antigas da nossa cidade e é muito importante para nós que as imagens não caiam no esquecimento.” Quem quiser contribuir e possua material de interesse histórico pode enviá-lo para memoriaibiuna@gmail.com.

Atualmente Thiago conta com o apoio de amigos que fazem montagens ou restaurações de fotos antigas, como é o caso dos designers Newton Diniz e Willian Welbert, ou que ajudam a gerenciar a página, como é o caso de Vinícios Vieira Bernardes.

Mais de oitocentas pessoas já “curtem” a página e recebem instantaneamente os novos conteúdos. Ao compartilhá-los, esses assinantes fazem com que as imagens alcancem em média três mil pessoas por semana (já foram atingidos picos de doze mil). Atualmente, há 110 fotos publicadas na página e 150 em arquivo, que irão ao ar nos próximos meses. Para apreciá-las, basta acessar facebook.com/memoriaibiuna. Não é necessário ter conta no Facebook.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.