DESFILE DO 158º ANIVERSÁRIO DE IBIÚNA É MARCADO PELA GRACIOSIDADE DAS CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Tália, Aglaia e Eufrosina, três divindades da mitologia grega que personificavam o dom de agradar, participaram simbolicamente hoje (24) pela manhã do desfile cívico em comemoração ao 158º aniversário do município de Ibiúna, na rua XV de Novembro, a principal via no centro da cidade. Esse dom encantador estava presente na festa pela graciosidade das crianças que apresentaram sete temas, com os devidos aparatos.

A apresentação seguiu a seguinte ordem: “No reino dos contos de fada” – E.M. “Hora Alegre – Professora Oriane Cândida de Paula Silva; “A educação infantil em foco” – E.M. Mundo Encantado –  Profª Rosilene de Oliveira Lima Galduróz; “A agricultura” – E.M. Criança Feliz – Profª Vitória Evany Miguel Cordeiro; “Água fonte de vida” – E.M. Clélia Carmelo da Silva; “Água” – E.M. Alexandre Vannuchi Leme; “Direitos da criança” – E.M. Profª Inês Nunes Makyiama; “Proibido dengue” – E.M. Padre Elídio Mantovani.

Também integraram o desfile o Grupo da Melhor Idade e equipes de vôlei, jiu-jítsu, capoeira, karatê e a corporação da Guarda Civil Municipal e veículos da PM, que desfilaram com as sirenes ligadas.

Antes da abertura do desfile, em um palanque armado na praça da Matriz,  onde se encontravam secretários municipais, dois vereadores e um deputado estadual, o prefeito Fábio Bello, em breve discurso, disse que o evento representava o “retorno do desfile cívico a Ibiúna que não estava ocorrendo havia sete anos” e agradeceu aos presentes.

Protesto e solidariedade

Conforme haviam decidido [e noticiado por vitrine online] em uma reunião realizada no dia 17, mais de duzentos profissionais da educação participaram do desfile vestidos de preto em protesto contra as promessas feitas pelo prefeito ante uma pauta de reivindicações por eles apresentadas e não cumpridas. A manifestação desses profissionais foi silenciosa. Eles desceram a rua XV de Novembro com os braços dados e, quando chegaram próximo à praça da Matriz, onde estava o palanque oficial, receberam a solidariedade da multidão que ali se aglomerava, recebendo aplausos entusiásticos.

 

Profissionais da educação

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.