ACIDENTE NA BUNJIRO NAKAO DEIXA UM MORTO E TRÊS FERIDOS GRAVES

Uma colisão frontal entre duas picapes – uma VW Saveiro e uma Fiat Strada – deixou um morto e quatro feridos, três em estado grave. O acidente ocorreu por voltas das 5 horas da manhã desta segunda-feira (21), no km 68 da Rodovia Bunjiro Nakao, já nas proximidades da área urbana da cidade de Ibiúna.

No choque, a Strada, com placas de Piedade EVM 5649, explodiu e pegou fogo. Nela estavam Sérgio Antonio de Oliveira que seguia para o trabalho em São Paulo, ao lado de sua namorada Nádia Francini Alves de Oliveira. Sérgio, que dirigia o veículo, sofreu ferimentos leves, mas Nadia teve que ser removida para o Hospital de Sorocaba, com lesões graves.

Na Saveiro, com placas de Ibiúna APP 4739, estavam três homens. Fábio dos Santos Ueta [segundo relato registrado na Delegacia de Polícia de Ibiúna, por um policial que atendeu a ocorrência, ele dirigia o carro sem habilitação]; Milton Dias Rocha e Elias, que morreu no local. Até o fechamento desta notícia, as autoridades policiais procuravam localizar parentes da vítima fatal em Ibiúna para poder identificá-lo.

Os três ficaram presos nas ferragens do veículo e foram retirados pelos soldados do Corpo de Bombeiros de São Roque. Fábio e Milton também foram levados para o Hospital de Sorocaba em estado grave.

Na hora do acidente garoava no local e a pista estava molhada. Segundo descreveu outro policial, a Saveiro de cor branca seguia no sentido interior e a Estrada no sentido Capital. O motorista da Saveiro teria perdido o controle do carro e colidido frontalmente com a Strada de cor vermelha que ficou completamente destruída pelo impacto e pelo fogo, controlado pelos bombeiros.

 

Mais recursos e apoio

 

Segundo uma pessoa da área da saúde, esse trágico fato serviu para revelar que o Hospital Municipal não está preparado para atender acidente desse porte, tanto “pela precariedade de equipamentos para atendimento de rua, quanto de pessoal”. Segundo a mesma fonte, seriam necessários de oito a dez socorristas, para uma cobertura mais adequada aos plantões e mais uma ambulância do Samu.

Da mesma forma, apesar do sempre excelente trabalho exercido pelos bombeiros de São Roque, já se faz necessário ter uma unidade básica do Corpo de Bombeiros em Ibiúna, para sair junto com os socorristas e reduzir o tempo de atendimento. Ibiúna se localiza entre as cidades de Vargem Grande e Piedade, ligadas pela rodovia Bunjiro Nakao que tem 56 quilômetros de extensão.

Muito próximo ao acidente desta madrugada, onde há uma curva, no ano passado ocorreu outro, com pelo menos três vítimas fatais.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.