PREFEITURA NÃO INICIOU OBRAS DA CALÇADA NA ESTRADA DA CACHOEIRA EM AGOSTO COMO HAVIA PROMETIDO

calçada 2Apesar do anúncio oficial encaminhado à vitrine online de que iniciaria as obras de uma calçada de 400 metros para servir aos moradores no bairro da Cachoeira em agosto, a prefeitura não apenas não cumpriu o prometido quanto deixou de dar qualquer informação a respeito. Extraoficialmente, um secretário declarou que surgiu um problema relacionado com a Sabesp que estaria impedido o início das obras.

Considerando uma grave situação de segurança pública [leia as notícias anteriores clicando na categoria CIDADE], sobretudo para a nova população – mais de mil pessoas, já – moradora no projeto Minha Casa, Minha Vida, na estrada da Cachoeira, vitrine online publicou três notícias sobre a necessidade da construção urgente de uma calçada para as pessoas que vão e voltam a pé do centro da cidade. Sem alternativa, os pedestres têm ou que caminhar  na pista de rolanto onde passam os carros, carretas, ônibus, caminhões, motocicletas, ou sobre uma valeta irregular sempre coberta de lixo.

No dia 25 de maio, a primeira notícia reproduzia as palavras de uma moradora no Minha Casa, Minha Vida dizendo. Ela disse que era “uma vergonha” a pessoas terem que correr risco de serem atropeladas ou ter que caminhar sobre uma valeta, ora pisando em lama e lixo, ora sujeitando-se a torcer o pé e cair, como chegou a acontecer.

trator

A segunda notícia foi publicada no dia 27 de maio, dois dias após a veiculação da primeira matéria porque um trator da prefeitura esteve no local e aparentemente estava preparando a área para receber o calçamento, com guia e uma caneleta para escoamento das águas das chuvas. Mas nada foi além disso.

obras 2Finalmente, no dia 15 de julho, publicou a nota oficial [veja reprodução acima] da prefeitura informando que as obras seriam iniciadas em agosto, o que não aconteceu, já que estamos no dia 3 de setembro.

Na semana passada vitrine online enviou novo e-mail à Assessoria de Imprensa da prefeitura [seguindo o protocolo exigido pelo Executivo] solicitando esclarecimento sobre o porquê de a promessa não ter sido cumprida e, como tem ocorrido invariavelmente, não obteve resposta alguma até hoje (3).

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.