PROFESSOR IBIUNENSE REPELE IDEIA DE REDUÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES
O professor João Pereira Leite [obteve 597 votos nas eleições de 2012 pelo PV e é o primeiro suplente da vereadora Rozi Soares Machado] postou hoje (13) em seu blog um texto sob o título “A quem interessa a redução do número de vereadores?”. Em tese, ele considera essa possibilidade como inoportuna.
Repele o argumento daqueles que justificam a necessidade da medida como forma de promover economia para os cofres municipais. ‘Por que, então, os vereadores não reduzem os seus salários, se pensam assim?’, pergunta o professor ibiunense.
Na realidade, Leite vê duas inconveniências diante dessa possibilidade. Os políticos profissionais “continuarão se reelegendo” e, de alguma forma, “impedindo que surjam novas lideranças políticas”.
Vitrine online conversou com o professor por telefone e constatou que ele desconhecia o fato de que o vereador petista Carlinhos Marques (PT) apresentara no dia 1º emenda à Lei Orgânica do Município propondo a redução de cadeiras das atuais 15 para 11, ou seja, se a proposta for aprovada, haverá quatro vagas a menos para vereador. Para que seja aprovada precisará de dez votos favoráveis, ou seja, dois terços dos vereadores.
A proposta de Carlinhos contou com as assinaturas dos vereadores Pedrão da Água (Pros), Jair Marmelo (PCdoB), Luizinho do Depósito (PMDB) e Rozi Soares Machado (PV), partido este que foi arrebanhado pelo atual prefeito Fábio Bello, recentemente.
Entende-se, pelos argumentos apresentados pelo professor, que essa proposta não deverá passar na Câmara Municipal. E, ademais, esse assunto deveria no mínimo ser objeto de uma audiência pública para ser legitimado pela vontade da população ibiunense.
A propósito, a Câmara Aprovou a criação de uma nova secretaria no Executivo elevando de dezoito para dezenove secretarias, o que implica mais custos para o município. (C.R.)