CARTÓRIO ELEITORAL DE IBIÚNA ORIENTA PRÉ-CANDIDATOS; NO DIA 5, TODAS AS COMPOSIÇÕES POLÍTICAS ESTARÃO DEFINIDAS
Com o auditório da Câmara Municipal de Ibiúna lotado [130 pré-candidatos a vereador assinaram a lista de presença], o Cartório Eleitoral de Ibiúna promoveu encontro para prestar esclarecimentos sobre registro de candidaturas, propaganda eleitoral e prestação de contas, por meio de palestra proferida pela chefe do Cartório Eleitoral, Marfisa Freitas de Souza. A juíza eleitoral, dra. Paula da Rocha e Silva Formoso, fez a abertura da reunião.
Na entrada da Câmara, pré-candidatos a prefeito, vice e vereador assinaram uma lista e receberam um folheto e material contendo informações práticas e legais, ouviram a palestra e puderam a apresentar dúvidas específicas.
Depois da reunião terminada e de volta ao Cartório Eleitoral, Marfisa declarou a vitrine online “esperar que os candidatos façam uma excelente campanha, de modo que a população possa se orgulhar deles”.
FIM DO MISTÉRIO
Na próxima sexta-feira, dia 5, deverão ter sido realizadas todas as convenções partidárias e, dessa forma, serão conhecidos todos os pré-candidatos a prefeito e a vice de Ibiúna, pondo fim a um mistério protagonizado por alguns partidos que ainda mantêm em segredo suas composições.
A partir daí, o jogo político fica transparente para toda a sociedade e as forças políticas concentrarão esforços visando à vitória no dia 2 de outubro.
Na sexta-feira, às 19 horas, findará oficialmente o prazo das convenções e os partidos terão 24 horas para enviar ao Cartório Eleitoral as atas digitalizadas das respectivas convenções. O prazo para registro das candidaturas irá até o dia 15 de agosto. A campanha política estará liberada a partir do dia 16 de agosto.
DISPUTA ACIRRADA
Há atualmente em Ibiúna 59.448 eleitores. O número de pré-candidatos a vereador é estimado entre 300 e 400. Vitrine online, usando o número intermediário de 375 pré-candidatos, prevê que haverá 25 candidatos por uma vaga no Legislativo, o que significa que a disputa será acirrada, além de depender dos coeficientes obtidos pelos grupos partidários nas urnas.