“CIRO DO GÁS” RECEBE NA CÂMARA MUNICIPAL A MAIS ALTA CONDECORAÇÃO ATRIBUÍDA A UM IBIUNENSE NATO
Quem não conhece Lázaro Ciro da Silva, 87, é provável que também não conheça a cidade de Ibiúna. Trata-se do “seo Ciro do Gás”, o comerciante mais antigo de Ibiúna em atividade, ao longo de setenta e cinco anos. Pessoa querida e respeitada, com muitas habilidades desenvolvidas com a experiência na vida, ontem (13), em sessão solene na Câmara Municipal, ele recebeu a condecoração “Capitão Manoel de Oliveira Carvalho”, a mais alta condecoração do Legislativo concedida a pessoais naturais do município.
Em 1941, aos doze anos, começou a trabalhar no comércio no “Bar Gaúcho”, de propriedade de Yusse Issa. Em 1941, seu pai “Dico” abriu o armazém “Casa Dico”, na rua XV de Novembro que funciona até hoje e é o símbolo de uma época na história da cidade. Ciro foi sócio dessa casa até 1979, quando abriu a “Casa Ciro”, na avenida Fortunatinho, 155 – Centro, em sociedade com sua esposa Adelaide e o filho Gilberto. Desde então consertou uma infinidade de panelas, frigideiras e outros utensílios domésticos, além de se dedicar à venda de gás, daí seu apelido.
Apaixonado por música, futebol e caçadas no sertão, aos catorze anos ingressou na banda “Lira Unense”, em que permaneceu por décadas, período em que também animou o Carnaval ibiunense. Em 1951, foi convocado para jogar no Sport Clube Corinthians, onde permaneceu por um breve período de três meses, por ter sofrido uma séria lesão no joelho.
Em 2013, foi homenageado pelo Guarani Atlético Clube, time ibiunense do seu coração, e, em 2015, quando a Petrobrás completou sessenta anos, como revendedor Liquigás mais antigo no Brasil, com mais de cinquenta anos de serviços prestados.
A FAMÍLIA
Filho do casal Benedito Paulo da Silva e Izaltina da Silva, em 1958 Ciro casou-se com Adelaide Nanni Silva, com quem vivei por cinquenta e seis anos, com a qual formou a família com três filhos – Gilberto, Maria Ângela e Rosângela, que trabalha ao lado do pai na loja; cinco netos – Maurício, Bruna, Emily e Adelaide; e um bisneto, Gabriel.
Numa das fotos reproduzidas nesta notícia estavam reunidas quatro gerações: Ciro, a filha Rosângela Silva, o neto Maurício Barbosa Elias Filho [acompanhado de sua mulher Carolina Bevilaqua Elias], e o bisneto Gabriel.
Ontem, após receber a placa comemorativa das mãos do vereador Odir Bastos, ao lado de seus familiares, fez um breve, mas emocionado agradecimento, sentindo-se feliz por ter recebido a homenagem da cidade em que nasceu e vive como um cidadão exemplar. O prefeito eleito João Mello também participou da solenidade.