PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DA ATUAÇÃO DOS VEREADORES

“A atuação dos vereadores é mais limitada do que as pessoas em geral imaginam. Não podemos, por exemplo, propor nenhum projeto que aumente despesa ou a receita, que é prerrogativa do Poder Executivo.” Esta afirmação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, Carlos Roberto Marques Júnior, ao fazer um balanço do primeiro mês de atividades da instituição.

“As coisas ainda não começaram a acontecer como queremos, na velocidade que desejamos, mas temos que entender a difícil situação que está sendo enfrentada pelo Executivo”, acrescentou Carlinhos Marques.

[Em recente entrevista à revista vitrine online, o prefeito Eduardo Anselmo anunciou tanto o montante da dívida de curto e de longo prazo que, juntas, atingem a cifra dos R$ 80 milhões, além da situação “calamitosa” encontrada na contabilidade da prefeitura. A capacidade de novos investimentos é praticamente nula no momento.]

Mesmo assim, o presidente anunciou um balanço positivo desse período. No conjunto, os vereadores fizeram cerca de quatrocentas indicações, a maioria relacionada a problemas de estradas, pavimentação, córregos e pontes. Está na pauta de discussões da Câmara os quatro primeiros projetos de iniciativa interna.

Dois deles, que serão apresentados na sessão desta terça-feira (12), são de autoria da vereadora Aline Borges Alves de Moraes (DEM). Um visa à criação de um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o outro o procedimento de notificação compulsória da violência contra a mulher.

Os outros dois projetos são de autoria do vereador e presidente da Casa, Carlos Roberto Marques Júnior (PT). Um tem como objetivo, por meio de isenções, promover o primeiro emprego, criando oportunidade de trabalho aos jovens de até vinte e dois anos, sem carteira assinada. O outro modifica legislação, a fim de estender as isenções de impostos já oferecidas para empresas fabricantes também para as empresas prestadoras de serviços que venham a se instalar no município de Ibiúna. Ambos os projetos têm como objetivo aumentar a oferta de empregos no município.

Nesta quinta-feira (14) os vereadores participarão de audiência pública na Câmara Municipal, aberta ao público, a partir das nove horas, para avaliar os termos do contrato a ser firmado com a Sabesp por um período de trinta anos, no valor de R$ 130 milhões. Acertados todos os pormenores, em sessão cuja data ainda será marcada os vereadores farão a apreciação final com vistas à aprovação do contrato.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.