PARURU FAZ FESTA DE TREZE HORAS PARA CELEBRAR 54º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO
A previsão do tempo para Ibiúna neste domingo (22) é: sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada. É nesse clima que o bairro Paruru realiza uma festa que vai durar treze horas, em comemoração ao aniversário de 54 anos de sua elevação à categoria distrito, exatamente no dia 25 de janeiro de 1963.
As comemorações que ocorrerão em frente ao campo de futebol do terão início às 9 horas com a programação esportiva. Catorze times de futebol vão disputar sete partidas; haverá também corrida de rua de cinco quilômetros.
A partir das 13 horas começará a programação cultural com shows musicais. DJs apresentarão samba rock, hip hop, pagode, black music, sertanejo, sertanejo universitário, reggae, que vão agitar a galera.
VOCÊ SABIA?
O nome do distrito foi inspirado em um pássaro que existia em grande quantidade na região: o Paruru, também conhecido como pombo-espelho, paruru-espelho ou fogo-apagou, cujas penas têm coloração cinza-azulado.
Esse pássaro, parecido com um pombo, vive em florestas densas e taquarais do sul da Bahia até Santa Catarina e também na Argentina e Paraguai, mas se encontra na categoria vermelha como espécie em extinção, ou seja, em situação crítica. Mesmo no Paruru talvez já não exista mais, provavelmente pelas mudanças havidas em seu hábitat natural.
Bastante povoado, o distrito situa-se na altura do km 86 da rodovia Bunjiro Nakao e pertencia a São Roque, assim como Ibiúna, até tornar-se município. Um de seus problemas crônicos são as inundações que ocorrem com o transbordamento de rios e córregos e cobrem a rodovia a ponto de interromper completamente o tráfego de veículos.
Vitrine online deseja a todos os paruruenses um feliz dia de comemorações.
º