ESQUINA DA ARTE REPRESENTARÁ IBIÚNA NO XVII FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE EM MINAS GERAIS
A primeira turma do Núcleo de Teatro Esquina da Arte foi selecionada para representar o município de Ibiúna no XVII FACE – Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, um dos maiores eventos de teatro amador do Brasil.
Os vinte jovens atores e atrizes [dezoito ibiunenses e dois de Marinque], sob a direção da atriz e cantora Rita Gutt, vão competir com a peça Hair – Um canto pelo amor, quatro vezes recentemente na cidade de Ibiúna com a casa cheia.
O festival acontecerá de 15 a 23 de julho na cidade mineira que se tornou conhecida nacionalmente por ter adotado essa iniciativa no ano 2000 e que atualmente atrai grupos teatrais amadores de dezenas de cidades brasileiras e tem a participação de centenas de jovens atores e atrizes.
Vão disputar o prêmio de teatro “Margarete Machado”, homenageada este ano, que será entregue aos grupos vencedores. Margarete é agente cultural ligada a diversos segmentos, entre eles Congado, Movimento Negro e religiões afro e promove trabalhos comunitários.
As encenações de dramas, comédias, tragicomédias serão apresentadas, assim como espetáculos alternativos, de rua, infantis e adultos.
RITA GUTT
Rita Gutt, diretora da peça, em entrevista concedida à TVNG, disse que seu primeiro contato com teatro aconteceu quando estava na 4ª série. “Um professor malucão de artes nos estimulou a apresentar uma peça.” Mais tarde, conheceu Ronaldo Dias, diretor e ator, em uma das oficinas de artes que ele montou em Ibiúna.
“Ronaldo Dias mostrou tudo de teatro para mim na arte de representar, sempre insistiu na importância de estudar, a fim de que o artista saiba o que está fazendo nos papéis que lhe são atribuídos”, afirmou em gratidão ao seu colega e amigo que atualmente é diretor-cultural na prefeitura de Ibiúna.
Rita, que fala e gesticula de modo suave, atua no teatro profissional e tem se destacado por suas interpretações de personagens, revelando um equilíbrio e modo carinhoso como se relaciona com as pessoas, especialmente seus alunos. (Carlos Rossini)