DEPOIS DE 15 ANOS – PREFEITURA DE IBIÚNA ATUALIZA A PLANTA GENÉRICA DOS VALORES DO IPTU

O prefeito João Mello anunciou na tarde de hoje (12) que a Câmara Municipal aprovou a Planta Genérica de Valores – IPTU 2018 que atualiza os valores de mercado dos imóveis localizados no município de Ibiúna, que estavam congelados havia quinze anos.

De acordo com o prefeito, trata-se sobretudo de uma questão de justiça social, uma vez que a realidade “privilegiava principalmente os mais ricos, mais abastados, moradores em condomínios de alta classe, penalizando as pessoas das camadas mais baixas da população, que têm moradias mais simples que pagavam imposto mais elevados”.

João Mello citou como exemplo o que foi detectado por uma comissão formada pela prefeitura para avaliar a realidade dos fatos: “No Vergel de Una [um condomínio] onde o valor do metro quadrado de mercado é avaliado em R$ 450,00, o valor venal que vinha sendo cobrado era de R$ 70,00.”

Com a nova planta, a arrecadação da prefeitura deverá se elevar em 2018, o que permitirá que o Executivo faça investimentos importantes em vários setores do município. “Mesmo assim não chegamos ainda aos valores reais de mercado, que já vêm sendo cobrados por outros municípios “por força de lei”, o que deverá acontecer no futuro”, admitiu.

João Mello considerou a atitude dos vereadores, pelo menos grande parte deles, “corajosa e justa”, pois a atualização dos valores “não vinha sendo feita havia muito tempo”.

Ao concluir uma mensagem postada, o chefe do Executivo assinalou:

“Nós estamos aqui para trabalhar com seriedade, não para fazer populismo, não para brincar ou fazer galhofa com a população; nós estamos aqui para trabalhar seriamente e digo mais ainda: se mais não fizemos é porque administramos um orçamento que veio do ano passado.”

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *