AUTOESTIMA – SAIBA COMO SE VALORIZAR E FICAR EM PAZ CONSIGO MESMO/A

Atualmente fala-se muito em baixa e alta autoestima, mas do que realmente se trata esse assunto? A autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, é a maneira com que a pessoa se valoriza e se sente bem com seu modo de ser, demonstrando confiança em seus atos e julgamentos.

Porém, hoje em dia, é perceptível como as pessoas estão com sua autoestima abalada e em baixa, principalmente como consequência do pouco investimento (não digo apenas financeiro) em si mesmas e isso vai gerando alguns prejuízos, tais como: dúvidas quanto a sua capacidade profissional no ambiente de trabalho, medo de arriscar em novas oportunidades, relacionamentos conflituosos tanto com cônjuge ou com os demais familiares. É como se nos dias atuais as pessoas estivessem perdendo a sua essência, deixando de lutar pelo que acreditam e pelo que são, assim aos poucos acabam se anulando e a consequência disso é autoestima cada vez mais baixa.

Percebe-se também que a mídia e a sociedade acabam por influenciar na vida das pessoas e na maneira com que elas se enxergam. A mulher por exemplo, tem que ter um corpo malhado, vestir determinado manequim, ser um exemplo de mãe e boa dona de casa. Já os homens, devem também ter um corpo esbelto e musculoso, ser o provedor da casa e não demonstrar sofrimento psíquico.

Com tantas cobranças sociais as pessoas vão se deixando de lado e tentando viver uma vida de aparências, com sorriso no rosto, mesmo que internamente tudo isso esteja ruindo. A melhor maneira para resgatar e alimentar a alta autoestima é começar a quebrar esse paradigma social e olhar mais para si e começar a fazer o que lhe faz bem, fazer as pazes consigo mesmo e aceitar suas limitações e valorizar suas reais qualidades.

É importante colocar em prática principalmente as atividades de lazer que lhe proporcione prazer, seja ela qual for, contanto que traga consequências positivas, tais como: ler um bom livro, conversar com os amigos, passear ao ar livre, praticar atividade física e até mesmo recorrer a uma ajuda profissional. Sendo assim, é fundamental praticar o que há de melhor dentro de cada um e se amar cada dia mais.

____________

Sheila Soares é psicóloga clínica e atende em Ibiúna

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *