LYRA UNENSE COMEMORA 111 ANOS COM APRESENTAÇÃO E MISSA NO SERTÃO DE IBIÚNA

Fundada no dia 2 de julho de 1907 pelo coronel Salvador Rolim de Freitas e por Raimundo de Almeida, a Corporação Musical Lyra Unense completa nesta segunda-feira 111 anos. A celebração da dada ocorreu na manhã deste domingo (1) junto à capela de São Sebastião, no sertão de Ibiúna com apresentação, missa e um piquenique dos seus integrantes. O prefeito João Mello esteve presente e, num breve discurso, enalteceu a corporação que é um orgulho do município de Ibiúna.

Segundo o historiador José Gomes Linense, a Lyra Unense se faz presente em todos os festejos religiosos realizados no município, do Carnaval e de outros eventos e também em outros municípios a que é convidada a se apresentar.

Jairo de Almeida Lima foi o primeiro regente da corporação, que teve à sua frente Benedito de Almeida Negro de Lima Sobrinho. Seu atual regente, Benedito de Almeida Lima é filho de Negro de Lima, já falecido.

A sede da Lyra Unense foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1916 na rua Zico Soares, no centro da cidade. Atualmente está alugada para uma igreja evangélica, mas faz seus ensaios no mesmo local.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *