IBIÚNA – LIXO ELETRÔNICO POLUI MATA E REVOLTA MORADORES NO CAMPO VERDE

“O lugar é lindo”, afirma leitora de vitrine online denunciar a atitude de irresponsável de alguém que despejou no meio da mata grande quantidade de lixo eletroeletrônico, que “não é biodegradável”, próximo à estrada Campo Verde-Machado, no município de Ibiúna.

O material inclui, por exemplo, válvulas, monitores, televisores, aparelhos de som, placas, entre outros objetos, e deve ter sido transportado por um pequeno caminhão, Kombi ou picape.

“Talvez tenha sido descartado por uma oficina de consertos desses produtos entre 8h30 e 12h00 de ontem (10), porque passei ali às 8h15 e não havia e o lugar estava limpo”, informou irritada com essa atitude em total desrespeito com a natureza.

Nessa estrada normalmente passam cavaleiros, ciclistas e agricultores. A estrada começa na rua Família Sumida, onde existem algumas casas, uma flora, um campo plantado. O local do descarte fica a cerca de 1.200 metros da Escola Municipal “José Maria Godinho”.

Outros moradores também se manifestaram postando fotos em grupos sociais e pedem a quem possa colaborar que, que caso tenham visto o autor ou autores que avisem a Polícia Florestal ou mesmo a Guarda Civil Municipal, a fim de que seja punido de acordo com a lei ambiental, pois se trata de um fato criminoso.

“É importante, também, que a Secretaria do Meio Ambiente tome conhecimento a fim de tomar medidas preventivas e mesmo aplique multas aos infratores.”

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *