WENDELL CUMPRE DESPACHO DO TRE-SP E PEDE RECONTAGEM DOS VOTOS DE BELLO

“Vou cumprir da maneira mais rápida possível as determinações recebidas dos Tribunais superiores”, afirmou em entrevista exclusiva à revista vitrine online, hoje à tarde (2), o juiz eleitoral de Ibiúna e diretor do Fórum da Comarca de Ibiúna, Dr. Wendell Lopes Barbosa de Souza. O juiz tinha acabado de receber o despacho da juíza-relatora do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – TRE-SP, Clarissa Campos Bernardo, que concedera liminar ao mandato impetrado por Fábio Bello na última sexta-feira (30), dentro de um longo e complexo processo (dura mais de um ano) em que defende tanto a legitimidade de sua candidatura quanto o direito de tomar posse no cargo de prefeito de Ibiúna.

“A decisão que recebemos é muito clara e vou cumpri-la pedindo a recontagem dos votos recebidos pelo candidato. Embora a gente saiba dos fatos, é preciso haver a recontagem para saber quem venceu as eleições e lançar essas informações no sistema de modo formal”, esclareceu o juiz.

Hoje mesmo à noite Wendell havia chamado a chefe do Cartório Eleitoral, que está em férias, a fim de fixar a data da recontagem que exige a publicação de um edital. Há possibilidade de que isso venha a ocorrer quinta ou sexta-feira.

E os passos seguintes – a solenidade de diplomação e posse – quando ocorreriam?

Usando um raciocínio lógico e prático, Wendell deixou claro que primeiro está cuidando desse passo inicial e que as demais etapas não podem ser antecipadas antes da primeira. “Mas o caminho é esse”, declarou o juiz.

“Agora temos que providenciar a recontagem dos votos. Vamos verificar quem ganhou a eleição, e, a partir daí, darmos os próximos passos da maneira mais ágil que nossa Comarca puder para cumprir as determinações dos Tribunais superiores. Tudo será feito de maneira muito rápida”, finalizou.

Fábio e Tadeu

Hoje, às 13h31, o juiz Wendell recebeu, por quatro minutos, em sua sala, Fábio Bello, Tadeu Soares, candidato a vice, e um advogado que os acompanhava. Um pouco antes, no Cartório Eleitoral, haviam formalizado o pedido de anexação do despacho da juíza-relatora do TRE-SP ao processo, o que foi feito logo em seguida. Só aí o juiz recebeu o processo, isto por volta das 16 horas.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.