A SOS IGUPARARANGA CADASTRA EMPREENDEDORES PARA CURSO DE ECOTURISMO

A SOS Itupararanga, com sede em Ibiúna, está desenvolvendo o projeto “Curso Básico de Monitor em Ecoturismo e Práticas em Hotelaria”, em parceria com a empresa Química Anastácio e o Clara Ibiúna Resort, que visa qualificar jovens do nosso município para atuarem profissionalmente no setor turístico de nossa cidade. O projeto também visa fortalecer nossas atividades turísticas, valorizando nossos atrativos turísticos naturais, históricos, culturais, gastronômicos, que reconhecidamente, possuem grande importância para o desenvolvimento e a economia da nossa cidade. 

A grade curricular do curso contempla como conteúdo básico o preconizado pela Resolução 195/2018 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, nos processos de formação e cadastramento de monitores ambientais para atuarem em atividades de uso público nas Unidades de Conservação.

Recentemente, a SOS Itupararanga firmou mais uma importante parceria para este projeto, trazendo a Fundação Florestal para a realização do curso. A Fundação Florestal é um órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e é responsável pela gestão das unidades de conservação do Estado.

Esta parceria com a Fundação proporcionou incluirmos mais conhecimentos no conteúdo do curso, além de viabilizar o cadastro dos nossos jovens monitores junto à Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ibiúna para trabalharem oficialmente como monitores ambientais nas oito cidades que fazem parte da APA de Itupararanga. Dessa forma, os monitores ambientais estarão aptos a prestar o serviço de monitoria, conduzindo visitantes aos diversos atrativos turísticos de Ibiúna e região.

Nesta etapa, a SOS Itupararanga está realizando o cadastro dos atrativos e dos empreendimentos turísticos de Ibiúna, para que sejam construídos os roteiros que serão operados pelos jovens monitores da ONG.

Assim, convidamos a todos os empresários do setor a cadastrarem seus empreendimentos por meio do preenchimento através do e-mail sos_itupararanga@terra.com.br .

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *