IBIÚNA – CONGEMPI RETOMA ATIVIDADES PARA FISCALIZAR E ORIENTAR A GESTÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO
Depois de permanecer um ano e oito meses com suas atividades paralisadas por causa da pandemia da covid-19, o Congempi – Conselho Gestor e Participativo do Município e da População de Ibiúna retoma suas atividades nesta quinta-feira (27), em reunião a ser realizada às 10 horas na sede da OAB-Ibíúna.
Milton Ribeiro da Costa Jr., matemático e especialista em TI, e Nerino Galvani Jr., engenheiro, foram os idealizadores do Congempi fundado em 1º de fevereiro de 2019. Milton é o presidente e Nerino, diretor financeiro da instituição.
OBJETIVOS
Os objetivos do CONGEMPI são estabelecer um canal de comunicação direto e permanente entre as associações de moradores, as lideranças comunitárias e as empresas locais com a prefeitura municipal e, por sua vez, a câmara dos vereadores, buscando discutir assuntos para apresentar propostas e soluções de interesse comum, com ênfase nos aspectos relacionados à segurança, saúde, meio ambiente, educação, infraestrutura de vias públicas, turismo em geral, agricultura e geração de empregos.
O Conselho é um fórum de caráter propositivo e por natureza a ele compete: • Buscar melhorias contínuas na comunicação entre as lideranças da sociedade civil e poder público; • Atuar como veículo através do qual as lideranças e os poderes públicos possam, construtivamente, encaminhar suas preocupações, desenvolver ações e meios para a busca de soluções em relação a temas e questões pertinentes aos objetivos do conselho; • Estabelecer parcerias visando responder as preocupações das comunidades.
AÇÕES REALIZADAS
• Até o momento, em sua trajetória, foram efetuadas algumas ações na área do meio ambiente e saúde, IPTU e análise em gastos públicos. • Com a escassez de membros profissionais na dedicação de tempo ao Conselho e o surgimento da pandemia, o Congempi se ateve a apenas o canal de mensagens para divulgação de manifestações de seus membros. • Com a retomada das ações presenciais, o Congempi tem como objetivo a formação de uma diretoria, permanecendo como conselheiros seus fundadores, tendo como foco principal analisar, fiscalizar e orientar a gestão pública de nosso município.