PERSONA – LUÍS FERNANDO E A FORÇA DO SORRISO

“A saúde bucal tem um papel fundamental na vida das pessoas. A nossa digestão começa pela mastigação, e o cuidado adequado com os dentes contribui para uma vida mais saudável em geral. Além de estar ligada à autoestima e com o bem-estar das pessoas, um belo sorriso pode fazer toda a diferença.”

São palavras do Dr. Luís Fernando Maria, 35, que, como muitos ibiunenses, nasceu em São Roque porque não havia aqui maternidade e há doze anos atua como dentista na cidade, mantendo um relacionamento tranquilo e harmonioso com os seus muitos pacientes.

Formado pela PUC- Campinas, por cerca de cinco anos, entre 2010 e 2014, atendeu à população ibiunense contratado pela Prefeitura e também exerceu o cargo de diretor de odontologia. Atualmente atende em seu consultório particular.

“Nos últimos dez anos, a evolução da odontologia foi notável, com a ampliação dos serviços para a estética facial, além dos implantes que contam com recursos que permitem reconstituir de forma natural.”

VITRINE ONLINE – Fale-nos um pouco de sua família…

DR. LUÍS – Meu pai, Armando José Maria trabalha como corretor de seguros em Ibiúna. Ele não apenas abriu a primeira agência do Bradesco na cidade como foi seu primeiro gerente. Minha mãe, Margarida Aparecida Baptista Maria, cuida da família sempre com muito amor e dedicação até os dias de hoje, recebendo os filhos e netos diariamente em sua casa. Tenho dois irmãos, meu irmão, Luís Armando Maria, é bacharel em Direito, e atua como corretor de seguros junto ao meu pai. Minha irmã, Amanda Maria, é fisioterapeuta e atua com atendimentos particulares na cidade de Ibiúna. Sou casado com Patrícia Melo Domingues Maria, que é pedagoga, dando aula na rede municipal de ensino infantil na escola Nova Santa Clara em Ibiúna.

VITRINE ONLINE – Que lembranças você tem de sua infância e juventude em Ibiúna?

DR. LUÍS – Da minha infância e adolescência, minhas melhores lembranças são os jogos e campeonatos de futebol, os estudos e as brincadeiras com amigos e os fins de semana. Estudei no Colégio Objetivo e mantenho amizades com muitos colegas. Inclusive a escolha de minha profissão veio através do incentivo da minha amiga de infância Mariana G. Iyda a qual é minha colega de profissão, mantendo uma amizade duradoura até hoje em dia.

VITRINE ONLINE – Como era a cidade para você?

DR. LUÍS – Nós nos sentíamos livres, não tínhamos medo, nos sentíamos seguros, brincávamos e nos divertíamos. A cidade nos proporcionava esse ambiente maravilhoso!

VITRINE ONLINE – E atualmente?

DR. LUÍS – A população da cidade aumentou muito, muita gente veio de fora, o ambiente ficou diferente e perdemos em boa parte aquela sensação de segurança. O município se transformou em uma estância turística e não criou uma estrutura adequada para receber e acolher os visitantes como deve ser feito. Mas, acredito que pela sua extensão territorial e a exuberante e a diversidade da natureza, o município tem tudo para crescer muito.

VITRINE ONLINE – O que deveria melhorar na cidade?

DR. LUÍS – Acredito que um maior investimento e cuidado com as áreas públicas, principalmente para incentivar o movimento turístico, que, em todo o mundo, gera divisas, estimula o comércio e cria empregos, sobretudo no setor de serviços. Ibiúna, como qualquer outro lugar tem problemas, mas sem dúvida é uma cidade aconchegante.

VITRINE ONLINE – Voltando para a sua profissão, como você mencionou, o que ela passou a oferecer em novos serviços para as pessoas?

DR. LUÍZ – A odontologia teve um grande avanço nos últimos anos, desde tratamentos mais convencionais até em casos mais complexos. Deixando os pacientes mais confortáveis, com tratamentos praticamente indolores e de excelência.

VITRINE ONLINE – Você proporciona um atendimento um atendimento que fideliza clientes, a que você atribui essa relação tão positiva?

DR. LUÍS – Além de um tratamento de qualidade, na minha opinião um dos principais requisitos para fidelização de pacientes é a explicação dos procedimentos de maneira clara e objetiva, deixando o mais confiante com o tratamento que será realizado e sendo sempre educado e atencioso.  Dando espaço para os pacientes se expressarem, eles ficam mais à vontade com o profissional, quebrando a tensão que existe entre paciente e dentista.

________________

Nota Redação: o conjunto de matérias sob o título PERSONA faz parte de um projeto da revista vitrine online que deverá se transformar em livro sob o título “PERSONAGENS IBIUNENSES”, uma forma de registro histórico-biográfixo de pessoas naturais ou adotivas que, de alguma forma, contribuíram com a cidade com suas condutas humanas e/ou profissionais.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *