SOS ITUPARARANGA QUER CONTROLE RIGOROSO NO USO DAS ÁGUAS DA REPRESA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
A Assembleia Anual da SOS Itupararanga realizada neste sábado (10) em Ibiúna definiu dois eixos principais de suas atividades em 2023, anunciou o presidente da entidade, empresário João Rodarte, a vitrine online.
O primeiro eixo diz respeito ao problema do saneamento básico, um grande desafio; o segundo refere-se a renovação da outorga do uso das águas da represa para geração de energia elétrica por parte da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA.
Rodarte esclareceu que “o saneamento básico é um grande desafio em nossa região” e que, por isso, é assunto sempre em pauta na entidade. “E o principal problema é que coloca em risco a represa Itupararanga”, alertou ao mencionar a participação do biólogo da Ufscar, André Cordeiro [estuda a represa há mais de dez anos] e da Cetesb na reunião.
O segundo ponto, que será alvo de um profundo estudo técnico e jurídico por parte da SOS Itupararanga, trata-se da renovação da outorga “da nossa represa para geração de energia”.
“O processo [de uso da água para geração de energia] tem gerado uma perda da represa muito grande nos últimos anos e principalmente no ano passado [2021]”, alertou Rodarte, acrescentando:
“Então, nós precisamos ter um acordo do poder público com a CBA um pouco mais rigoroso nessa questão de geração de energia.”
João Rodarte enfatizou que “a questão da manutenção [abastecimento] da água para Sorocaba é uma prioridade legal, mas a da energia, não. É uma questão de bom senso, de haver um acordo para quando a represa estiver cheia, no seu nível bom, que não comprometa a sua geração de energia no período em que ela vai estar sem chuva.”
PARTICIPANTES

Participaram da assembleia, presencialmente ou de modo remoto, representantes da Sabesp, da Cetesb, da Fundação Florestal, da prefeitura de Ibiúna [Secretaria do Meio Ambiente, GCM], do Clara Ibiúna Resort, do Condomínio Veleiros [ambos localizados na margem da represa], Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Sorocaba – Médio Tietê, Ufscar.
A Assembleia Anual da SOS Itupararanga tem o objetivo de prestar contas aos patrocinadores sobre o que a entidade realiza ao longo do ano e tem a participação dos órgãos que regulam a Área de Proteção Ambiental – APA da região e dos projetos executados com verbas destinadas à entidade.
A SOS Ituparaganga foi fundada em 2000 por um grupo de amigos. É uma entidade ambientalista sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna e que tem como objetivo promover a preservação da represa Itupararanga e auxiliar o desenvolvimento sustentável na região.
