VARGEM DO SALTO ESPERA LIGAÇÃO DE ESCOLAS E UBS À REDE DE ESGOTO DA SABESP HÁ 2 MESES

O que deveria ser uma atitude exemplar para a população do bairro por parte da Prefeitura de Ibiúna – ligar uma UBS e duas escolas municipais ao sistema de tratamento de esgoto da Sabesp –  se tornou uma frustração no bairro Vargem do Salto, no município de Ibiúna.

A Sabesp investiu R$ 1,5 milhão na construção do sistema de tratamento de esgoto naquela localidade visando atender a 250 residências. Até o momento 32 casas já destinam o esgoto para a estação.

A SOS Itupararanga vem realizando uma campanha com a participação de órgãos da Prefeitura, Câmara Municipal e a Sabesp visando reduzir continuamente o despejo de esgoto sem tratamento nos córregos e rios que nascem ou cortam o município e acabam, de alguma forma, contribuindo para a poluição da represa Itupararanga um dos mais importantes reservatórios de água no município.

Criada no ano de 2000, a SOS Itupararanga é uma eloqüente voz em defesa do meio ambiente, na promoção da preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, por meio de diversos projetos, incluindo as áreas da educação ambental, segurança, formação profissional.

OFÍCIOS

Em relação ao caso do bairro da Vargem do Salto a entidade enviou ofícios ao secretário da Saúde, Valdir Messias de Almeida, e à secretária da Educação, Rosa Cláudia Bello de Oliveira Silva, exatamente pedindo providências para efetivar a ligação à rede da Sabesp da Unidade Básica de Saúde Vargem do Salto, à Escola Municipal “Maria Benedita Rodrigues” e à creche Escola Municipal “Noêmio Vieira da Silva” (Pingo de Gente), localizada no bairro.

Essas providência se ligam diretamente à questão da saúde, uma vez que é sabido que a coleta e o tratamento de esgoto é questão diretamente ligada à saúde humana, além da proteção do meio ambiente.

Pessoas ligadas diretamente a essa questão disseram a vitrine online não entender porque a Prefeitura está “demorando tanto tempo para tomar as providências necessárias”, já que “deveria servir de exemplo para a população cumprir sua obrigação com essa medida relevante”.

Faz parte da campanha esclarecer e orientar aos moradores o passo a passo das providências a serem tomadas para que passem a integrar o sistema, e, desse modo, evitar serem contaminados por águas de poços construídos perto de fossas sanitárias.

ESTADUAL JÁ LIGOU

Em tempo: A Escola Estadual Bairro Vargem fez a conexão do esgoto, logo que a Sabesp finalizou as obras.

Estação de tratamento de esgoto da Sabesp na Vargem do Salto

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *