‘PRESSÃO POPULAR PODE GERAR MUDANÇAS POSITIVAS EM IBIÚNA’

Lucas Pires é um jovem médico veterinário nascido em São Paulo. Em 2010, ele realizou o sonho de se mudar para Ibiúna junto com seus familiares. Na adolescência ele tinha o anseio de ser policial militar, inspirado em seu pai [que é coronel da reserva da PM] e tios “para combater a errada prática política que reina no Brasil”.

[Nesta quarta-feira, dia 6, às 20h, em programa ao vivo na TVUNA, com transmissão direta pelo Youtube, Facebook e Instagram, Lucas Pires vai fazer um balanço de sua jornada popular diante dos poderes públicos, a fim de promover melhorias no município. Você pode participar ao vivo do programa pelo chat do canal da TVUNA. Inscreva-se: youtube.com/@tv-una.]

Desde 2020, Pires faz o que chama de “apontamentos” de tudo aquilo que considera no mínimo duvidoso na administração pública municipal de Ibiúna.

“Porém, não vendo muito resultado prático, em 2021 iniciei esse trabalho nas redes sociais, em busca de ser um meio de pressão popular para mudanças positivas na cidade e de mostrar um outro ângulo de visão para as atividades do poder público”, esclarece.

Na verdade, com seu domínio criativo no uso de recursos disponíveis na tecnologia da informação, se tornou o mais ousado cidadão ibiunense a mostrar os problemas que afligem a população, indo aos locais onde eles existem, captando e editando imagens surpreendentes.

Por isso, já foi vítima de uma truculência de um assessor do prefeito que o empurrou e jogou seu celular do andar de cima para o saguão do Paço Municipal e da ameaça de um político da cidade, nas proximidades do local onde se realizou a eleição do Conselho Tutelar em Ibiúna.

Pires, desde cedo gostou de política. Mas, na juventude, muito inocente, acreditava que os que exerciam algum mandato político eram pessoas de fato preocupadas com o bem-estar coletivo. No entanto, com o passar dos anos “me decepcionei muito”. Em razão disso, resolveu fazer a política como acreditava que deveria ser feita, e “combater aqueles que, do meu ponto de vista, a desvirtuavam”.

Pires sempre acompanhou a atuação do Movimento Brasil Livre – MBL nas redes sociais, mas, em 2020, “vendo um movimento dedicado em mudar o Brasil, busquei estreitar a relação com seus integrantes em busca de um time honesto para auxiliar a mudar Ibiúna”.

RENOVAÇÃO

Ao ser indagado sobre o que precisa mudar em Ibiúna, considera “de início uma renovação no poder Legislativo”, sobretudo aqueles que ocupam dois ou mais mandatos. A população deve fazer algumas perguntas: “O que mudou positivamente nos serviços públicos de Ibiúna? Como os vereadores cobraram ou fiscalizam aquilo que é negativo para a cidade? O vereador que se auto-intitula de algum determinado bairro, o que ele fez pelo bairro, como ele fiscalizou qualquer tipo de irregularidade regional? 

 EXPLICAÇÕES DAS AUTORIDADES

“Em minhas publicações, dentre outras coisas, busco conferir afirmações feitas por integrantes da administração municipal, expor esse trabalho de conferência para a população e exigir explicações do poder público, para que as pessoas tirem as suas próprias conclusões, pois acredito que alguns assuntos não são tão superficiais”, adverte Pires. 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *