IBIÚNA – ASSEMBLEIA APROVA CONTAS DA CETRIL POR UNANIMIDADE

A Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região – Cetril promoveu na manhã de hoje (23) duas assembleias anuais [uma ordinária e outra, extraordinária], em que foram aprovadas, por unanimidade, tanto as contas relativas ao exercício de 2023 quanto algumas mudanças estatutárias exigidas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia.

Ambos os eventos, com duas horas de duração, foram realizados na sede do CCEI – Centro Cultural Esportivo de Ibiúna e contaram com a participação de cerca de trezentas pessoas, entre autoridades do Poder Executivo e do Legislativo, do setor elétrico e cooperados.

“Com essas assembleias, nós cumprimos a missão de informar com transparência os direitos dos cooperados, assim como a população em geral de Ibiúna, e reiteramos nossa missão de levar energia de qualidade a todos os consumidores”, afirmou o presidente da entidade, Nélio Leite, em entrevista à TVUNA.

Componentes da mesa diretora das Assembleias

“GESTÃO EXEMPLAR”

Além dos pareceres favoráveis à aprovação das contas do contador e do Conselho Fiscal, chamou a atenção a análise do auditor independente Hermenegildo Vanoni, da AuditConsult, que qualificou a gestão da Cooperativa como “modelo exemplar”.

Vale assinalar ainda que a Cetril recebeu duas importantes premiações em 2023. O “Prêmio Abraconee” – Associação Brasileira dos Contadores de Energia Elétrica [cuja placa foi entregue hoje ao presidente]. A Cetril se qualificou em segundo lugar entre as 48 cooperativas do Brasil, “em reconhecimento à transparência demonstrada nas informações contábeis no exercício de 2022”. Este ano, a entidade volta a concorrer.

Este prêmio distinguiu a Cetril entre 48 cooperativas que operam no Brasil

JOVEM APRENDIZ

A Cetril foi uma das organizações a receber o “Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz, uma iniciativa do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, em colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego e a consultoria da Great Place to Work.

A Cetril levou o prêmio na categoria “Empresas entre 101 e 500 colaboradores”. Quatro desses jovens subiram ao palco onde receberam homenagem.

O “Prêmio Jovem Aprendiz” foi passado de mão em mão a quatro jovens que fazem parte desse projeto

CICLONE EXTRATROPICAL

Na “Carta do Presidente”, publicada no relatório das demonstrações contábeis financeiras e notas explicativas, Leite destacou a ocorrência do maior desafio já enfrentado em toda a história da Cetril que completará 60 anos em 2025.

Ele se referia a um ciclone extratropical, “com dimensões jamais vistas em toda a nossa história”, que ocorreu no dia 3 de novembro de 2023. Esse fenômeno mobilizou 24 horas toda a cooperativa para restabelecer o mais rápido possível a energia para praticamente todos os consumidores no município, devido à queda de um número incalculável de árvores que destruíram grande número de postes e a rede de distribuição de energia.

ATENDIMENTO

A Cetril, de acordo com os dados fornecidos no relatório anual, atende cerca de 32.100 unidades consumidores, por meio de algo em torno de 2 mil km de fiação e 3.780 transformadores ligados.

Numa reação positiva e necessária, depois do ciclone extratropical e suas consequências devastadoras iniciou estudo com as demais cooperativas vizinhas para estabelecimento de um plano de contingência para que seja possível agilizar os serviços visando uma solução rápida dos possíveis problemas que possam surgir.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ferramenta indispensável para fornecer suporte para suas atividades, em 2023 a Cetril desenvolveu projetos e sistemas na área da tecnologia da informção:

Adquiriu computadores, softwares e suprimentos para melhor funcionamento dos equipamentos, dispositivos para emissão de faturas instantâneas, reestruturou a infraestrutura de rede (cabos e dispositivos de comunicação de rede) e telefonia dos setores da empresa; aquisição de dispositivos e de aplicativos para execução de serviços de campo, e atualizou hardwares para garantir melhor desempenho dos computadores.

CONSELHO FISCAL

Nélio Leite (no centro de camisa azul) e os eleitos conselheiros fiscais em 2024

Na Assembleia Geral Extraordinária os cooperados elegeram, também por unanimidade, os integrantes do Conselho Fiscal 2024 que tomarão posse na segunda-feira (26).

Titulares: Guilherme Antônio Aranha, Francisco de Paulo Dias de Oliveira e José Benedito de Camargo Rolim.

Suplentes: Paulo Dias de Moraes, Willian Cordeiro de Medelo e Natalina Antônia Vaz.

As assembleias foram organizadas pelos próprios funcionários da entidade que mereceram agradecimento público do presidente, assim como os cooperados que “cumpriram um papel muito importante na vida da Cooperativa”.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *