VEJA NA TVUNA – 4 VEREADORES DEFENDEM TRANSPARÊNCIA SOBRE RECURSOS DO FUNDEB
Quatro vereadores ibiunenses – Rozi da Farmácia (UB), Naldo Firmino (PP), Dr. Walmir Júnior (PSC) e Valnei Galvão (PRTB) – participam nesta quarta-feira, dia 28, às 20h, da entrevista ao vivo da TVUNA com transmissão direta pelo Youtube, Facebook e Instagram.
Eles vão tratar do mais polêmico assunto político ocorrido este ano no município de Ibiúna: a rejeição, por 10 vereadores da base aliada do prefeito municipal, de uma denúncia feita à Câmara Municipal que pedia averiguações sobre possíveis irregularidades no uso de verbas do Fundeb.
Esses recursos são destinados ao município pelo governo federal para pagamento de professores e desenvolvimento do sistema de ensino na rede municipal. Em 2023, esse montante teria atingido R$ 55 milhões.
A votação dos edis da base aliada durou menos de 1 minuto. Com exceção do presidente da Câmara que não votou com base em uma prerrogativa regimental, os quatro parlamentares votaram a favor da realização da investigação, que poderia resultar na abertura de um processo de cassação do atual prefeito.
A representação apresentada pelo CACs (Conselho Municipal da Educação) Fundeb foi votada na sessão do dia 6 de fevereiro e sua repercussão foi imediata, sobretudo no cenário político municipal.
No dia 9, o prefeito de Ibiúna, Paulo Sasaki, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Bello, postaram um vídeo nas redes sociais declarando que um pré-candidato [advogado Mário Pires, presidente do CACS Fundeb] estaria “difamando e caluniando” a atual administração municipal”. Sasaki afirmou que isso estaria ocorrendo por meio de “milhares de fake news”.
O chefe do Executivo chegou a dizer que se tratava de “perseguição política” em um ano eleitoral para “difamar uma gestão séria que estamos fazendo no município”, e anunciou que abriria um processo contra o denunciante.
PELA TRANSPARÊNCIA
Os quatro vereadores que votaram favoravelmente à abertura de investigações alegaram que se tratava de uma denúncia grave e que, no mínimo, deveria ser apurada de forma transparente, a fim de que a população tivesse conhecimento se houve ou não as irregularidades apontadas no documento com 27 páginas.
Os vereadores Naldo Firmino (PP), Valnei Galvão (PRTB) e Dr. Walmir Júnior chegaram a postar vídeos nas redes sociais reivindicando informações à Prefeitura em torno dos atos que envolvem a Secretaria da Educação de Ibiúna.
Nesta quarta-feira, a TVUNA reúne os quatro edis, a fim de que a sociedade ibiunense possa tomar conhecimento do porquê a base aliada formou um escudo de proteção ao prefeito, em vez de decidir, ao menos, apurar os fatos apontados.
PARTICIPEM!
Os telespectadores poderão participar diretamente do programa por meio do chat do canal da TVUNA. Inscreva-se: youtube.com/@tv-una.
