IBIÚNA – AUTORIDADES ALERTAM POPULAÇÃO SOBRE 1º CASO DE RAIVA CANINA; VACINAR É PRECISO

O diagnóstico positIvo para raiva em um cão no bairro do Feital, confirmado pelo Instituto Pasteur no dia 1º de março, fez com que o Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária de Ibiúna emitissem um alerta à população para que vacine seus animais, já que se trata de uma doença quase sempre fatal. Somente a vacina pode prevenir a infecção.

BLOQUEIO DE FOCO

O caso continua sob investigação do Centro de Controle de Zoonoses que, por conta desse registro, no dia seguinte, em 02 de março, realizou a ação conhecida como ‘bloqueio de foco’, que é a vacinação dos animais indo casa a casa na área de abrangência determinada pelo Ministério da Saúde. No total, foram visitados 52 imóveis e vacinados 173 animais entre cães e gatos.

VACINAÇÃO É GRÁTIS

A raiva é uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano) e não tem cura para animais e nem para as pessoas infectadas. A única maneira de prevenir é através da imunização.

A Prefeitura de Ibiúna oferece a vacinação gratuita para cães e gatos durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e na Unidade Móvel do CCZ. Mas, os proprietários de animais também podem fazer de maneira particular no veterinário ou clínica veterinária particular de sua preferência, caso assim o queiram. “O importante é manter os animais vacinados”, advertem as autoridades.

VACINAÇÃO O ANO TODO

Vale lembrar que, segundo a determinação atualmente vigente do Ministério da Saúde em todo o Estado de São Paulo, não há mais recomendação de campanhas massivas anuais de vacinação antirrábica. Contudo, a vacinação é mantida gratuitamente durante todo o ano nos postos fixos.

Em Ibiúna, a prefeitura também realiza a vacinação na unidade móvel, que é a primeira unidade itinerante de um Centro de Controle de Zoonoses da região Sudeste do país e a terceira do Brasil.

CONTATO

Centro de Controle de Zoonoses de Ibiúna
Rua Ribeirão Pires, s/n – Bairro Recanto Primavera
Tel.: (15)3199-5106
What’s: (15)99741-4783

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *