TVUNA – CONSELHO TUTELAR CRIA NOVA VISÃO DE TRABALHO PARA PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesta quarta-feira, dia 6, às 20h, a TVUNA exibirá programa ao vivo com três integrantes do novo colegiado do Conselho Tutelar de Ibiúna – Márcia Matos, Eli Valentim e Jaciara dos Santos – com transmissão pelo Facebook, Youtube e Instagram.

Inscreva-se: youtube.com/@tv-una e participe diretamente do programa pelo chat do canal da TVUNA.

Eleito para garantir efetiva aplicação dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, no município de Ibiúna, o novo colegiado do Conselho Tutelar tem pela frente um imenso desafio de proteger as crianças de todas as formas de violências.

ABUSOS SEXUAIS

De acordo com o depoimento de um conselheiro, em 2022, o município de Ibiúna ficou em terceiro lugar na violação de direitos sexuais das crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Sorocaba, considerando a relação de casos com o número de habitantes.

O compromisso de todos os seus componentes é proteger as crianças e adolescentes de todas as formas de violência com a participação de toda a sociedade.

Empossados no dia 10 de janeiro, o colegiado, além do trabalho de atendimento de casos no dia a dia, foi além da rotina criando uma nova visão de trabalho para vencer os desafios nos próximos 4 anos.

CHEGA DE VIOLÊNCIA

Em um vídeo produzido pela TVUNA, os conselheiros deixaram claro que estão unidos para atuar em torno do mesmo objetivo, ou seja, garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, conforme determina o artigo 3º:

 “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *