IBIÚNA – OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BUNJIRO SERÃO RETOMADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA

A TVUNA noticiou com exclusividade na quarta-feira (22) a retomada antecipada das obras da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao nesta segunda-feira, dia 27, com grande repercussão em Ibiúna e região.

Diversos telespectadores reagiram como faria São Tomé: “Só acredito vendo!” ou simplesmente “duvido” ou “Tomara, já chega de tanta enganação”. Houve também declarações otimistas: “Nossa, que notícia boa! Graças a Deus! Não se pode nem pensar em pegar a Bunjiro à noite. É um terror!”

São reações naturalmente compreensivas, pois as obras duplicação da rodovia, considerada perigosa e com registros de acidentes gravíssimos, tiveram início há 7 anos e estão paralisadas há cerca de três anos.

Um dos argumentos para antecipação do início das obras foi exatamente a ocorrência de acidentes com uma frequência assustadora.

Pelo contrato original firmado entre a Motiva – CCR Sorocabana, concessionária que ganhou a licitação para realizar melhorias em diversas rodovias da região Sorocaba e a Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo, a conclusão da duplicação aconteceria somente em 2028. No entanto ela foi antecipada e deverá ocorrer no primeiro semestre de 2027.

INFORMAÇÕES OFICIAIS

Reproduzimos abaixo, na íntegra, a nota encaminhada para vitrine online pela assessoria de Imprensa da Motiva [CCR Sorocabana]:

Inicialmente, o comunicado informa que as intervenções vão ampliar a capacidade da via entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna, “com mais fluidez e segurança para os usuários”.

“A Concessionária Sorocabana, uma empresa da Motiva, dá início, na próxima segunda-feira (27), às obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) no trecho entre os quilômetros 45 e 68,7, ligando os municípios de Vargem Grande Paulista e Ibiúna. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 129 milhões e integra o programa de modernização da malha rodoviária no interior paulista administrada pela concessionária.

Com 300 empregos diretos gerados, a duplicação representa um avanço importante para a mobilidade e o desenvolvimento da região. A intervenção permitirá a segregação do tráfego de longa distância e local, ampliando a fluidez e a segurança para motoristas e moradores das comunidades lindeiras. Além disso, a obra reduzirá o tempo de viagem e contribuirá para a qualidade de vida da população ao longo do corredor rodoviário.

As atividades previstas contemplam serviços de terraplenagem, pavimentação, obras de drenagem, sinalização, implantação de defensas metálicas e barreiras rígidas, além da execução de passarelas e dispositivos de retorno. O prazo estimado para a conclusão da duplicação é primeiro semestre de 2027.

O projeto inclui ainda:

•      Conclusão de 10 km de duplicação em pavimento flexível;

•      Conclusão de 14 km de segmentos já duplicados;

•      Finalização de 4 Obras de Arte Especiais;

•      Instalação e adequação de 5 passarelas para pedestres;

•      Implantação de 6 novos dispositivos de retorno, melhorando a acessibilidade e a segurança viária.

Com a execução dessas obras, a Sorocabana reforça o compromisso de transformar a mobilidade e garantir mais conforto e segurança aos usuários que trafegam por uma das principais ligações entre a Região Metropolitana de São Paulo e o interior paulista.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

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