OPINIÃO – BAIXARIA NAS REDES SOCIAIS RETRATA PARCELA RANCOROSA E DESELEGANTE DA SOCIEDADE
Tá. Voltaire já disse que poderia não concordar com nenhuma palavra que alguém pudesse lhe dizer, mas que lutaria até a morte em defesa do seu direito de expressá-la. Isto posto, compreenda-se que num regime democrático a opinião – felizmente – é livre e garantida constitucionalmente. Mas eis o que acontece: verificam-se nas redes sociais comentários chulos, baixaria sem conta, palavrões, inconsequências verbais. Um meio extraordinário de comunicação utilizado de modo abominável sob o ponto de vista estético.
Parece haver uma equivalência entre os atos públicos dos “black blocs” como uma forma de manifestar um rancor deselegante no interior de uma sociedade evidentemente injusta. Numa praça pública do Rio de Janeiro um coruscante foguete vai em direção a um cinegrafista e o atinge fatalmente na cabeça. Os efeitos dos foguetes em forma de palavras podem ferir igualmente pessoas inocentes, se não em sua integridade física em sua personalidade existencial.
Mas os antídotos já estão sendo usados. Além daqueles que já perceberam que devem desprezar essa linguagem de sicários nas redes sociais e o fazem rotineiramente. Outros nem mesmo acompanham esses escritos tão degradantes quanto seus signatários, muitos dos quais são fakes; escrevem sob nome falso.
Há entre escritos ridículos e insossos, um quê de personalidades pré-dissolvida, pré-cultural e pré-civilizatória. Falta a seus autores um mínimo de elegância, para não dizer competência de enfrentar um ensolarado diálogo aberto.
Aliás, a palavra elegância tem origem grega e significava originalmente “capacidade de falar, maneira de expor e dar vida às palavras”. Como não sabem fazer isso, usam o que têm à mão para ferir o próximo.
Com o andar da carruagem, elegância passou a significar “uma qualidade individual que se revela em algumas pessoas, na forma de comportamento, no falar, no se portar e na escolha do vestuário”.
Isso tudo parece ser fruto de uma rebeldia sem causa que, no uso e abuso das palavras, simplesmente postam qualquer bobagem, em nome da liberdade de expressão, que violentam sem o menor pudor. (C.R.)