AO SER CONCLUÍDA EM MAIO DE 2017, DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BUNJIRO NAKAO DEVERÁ MUDAR A HISTÓRIA DE IBIÚNA E REGIÃO
Se tudo ocorrer de acordo com o projeto apresentado hoje (3) na Câmara Municipal de Ibiúna para mais de duzentas pessoas, em maio de 2017 a rodovia Bunjiro Nakao estará duplicada no trecho entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna (do km 45,250 ao km 74). Trata-se de uma obra divisória de águas na história e futuro de Ibiúna e municípios da região. No total a duplicação terá extensão de 23,900 km e seu custo está estimado em R$ 150 milhões, incluindo, além do alargamento da pista, novas pontes, rotatórias, retornos, ciclovia ao longo do trecho.
A apresentação técnica do projeto de duplicação da rodovia Bunjiro Nakao foi aberta pelo engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, diretor do DER Divisão Itapetininga, sendo os pormenores anunciados e explicados pelo engenheiro Daniel Shimavukuro, incluindo os aspectos relacionados a desapropriações em vários trechos e os impactos ambientais provenientes da obra.
Participaram do evento o prefeito de Ibiúna, Eduardo Anselmo, de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha, a prefeita de Piedade, Maria Vicentina, todos os vereadores e cerca de duzentas pessoas, a maioria comerciantes instalados ao longo do trecho a ser duplicado da rodovia e/ou proprietários de terras.
Mais de trinta perguntas foram dirigidas ao engenheiro Daniel, por escritos ou oralmente. Eram perguntas específicas e pontuais revelando preocupações relacionadas a perdas de faixa de terreno, pontos de acesso e saída da rodovia e medidas de segurança para pedestres, como escolares.
O principal resultado da apresentação, além do conhecimento público do projeto, foram as portas que se abriram para que as necessidades da comunidade se transformem em acréscimos ou mesmo mudanças consideradas importantes [instalação de passarelas e construção de vias marginais na faixa urbana de Ibiúna que não se inclui no projeto, mas deverá ser objeto de providências do prefeito Eduardo Anselmo com a comunidade].
A propósito, vitrine online publicou matéria apontando exatamente essa necessidade, a fim de garantir a separação necessária entre o tráfego urbano da cidade e o da rodovia, por meio das marginais e acessos ao centro e aos bairros [da altura do km 65,5 ao km 74].
Melhorias
O prefeito de Ibiúna, Eduardo Anselmo [na foto abaixo ao lado da prefeita Vicentina e do vereador Abel do Cupim, presidente da Câmara], considerou o projeto “bem preparado” e que, a partir da manifestação da comunidade, o DER deverá voltar com “algo mais elaborado” para compartilhar com os munícipes e todos os interessados.
A prefeita de Piedade, Maria Vicentina, quis saber do trecho da rodovia Bunjiro Nakao, entre Ibiúna e seu município. Recebeu as informações que esse trecho receberá melhorias como recapeamento, terceira faixa, acostamento que absorverão investimentos de R$ 45 milhões. Vicentina também destacou a importância econômica da região, que “responde por 10% do abastecimento do Ceagesp”.
Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista, elogiou a realização da apresentação do projeto, que se transformou em audiência pública, e defendeu que o mesmo aconteça em seu município, em Piedade e Cotia, para que a sociedade tome conhecimento e participe diretamente no encaminhamento das obras. Manifestou que espera que o trecho inicial da Bunjiro Nakao receba faixas marginais, pois ali há uma concentração urbana que requer essa melhoria para a mobilidade naquela localidade.
Duplicação
A partir do eixo da atual rodovia Bunjiro Nakao, cuja pista tem 7 metros de largura, deverá orientar a instalação de um canteiro central de 2 metros e duas faixas de rolamento de 3,5 m de cada lado da rodovia, acostamentos de 3 m de cada lado e uma faixa exclusiva para ciclovia de 2 metros de largura. Veja as obras previstas:
. Ponte Ribeirão dos Pereiras – km 48,850, na divisa de Vargem Grande Paulista e Cotia;
. Viaduto sobre a ferrovia – km 50,600 em Cotia;
. Ponte sobre o rio Sorocamirim – km 53,850 – na divisa entre Cotia e Ibiúna;
. Ponte Rio de Uma – km 73,550 – Ibiúna;
. Acesso à Estrada Municipal do Carmo – rotatória fechada e alongada – km 48 – Vargem Grande Paulista;
. Acesso a bairros – rotatória fechada e alongada – km 50 – Cotia;
. Retorno – rotatória fechada e alongada – km 52 – Cotia;
. Acesso ao condomínio Patrimônio do Carmo – km 53,610 – rotatória – Cotia/Ibiúna;
. Acesso à Estrada Municipal do Verava e acesso à Subestação de Furnas –retorno – km 53,340 – Ibiúna;
. Acesso à Estrada Municipal Arlindo Setti (bairro do Recreio) – km 58,450 – Ibiúna;
. Retorno condomínio Greenfield Village – rotatória – km 60,150 – Ibiúna;
. Retorno – Córrego/Curral – rotatória fechada e alongada – km 63 – Ibiúna;
. Alça de retorno para a Estrada Municipal Seicho No Ie – km 66,160 – Ibiúna;
. Alças de retorno – km 68,150 – Ibiúna.
Pedágio
Ao responder perguntas sobre a instalação de pedágio, o engenheiro Daniel respondeu: “Não há previsão de pedágio”. Explicou que a licença ambiental para instalação da obra deverá sair em agosto de 2015 e que deverá haver desapropriações em 160 propriedades. O projeto prevê ainda que o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID deverá ser aprovado pelo Senado em março de 2015 e, em agosto, espera-se a aprovação do banco [na realidade o montante a ser obtido é muito maior e visa a dar conta de um pacote de investimentos em rodovias estaduais]. A licitação da obra deverá ser concluída em setembro de 2015 e as obras iniciadas em dezembro de 2015 e concluídas em maio de 2017.
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[As fotos publicadas nesta reportagem foram gentilmente cedidas pela Assessoria de Imprensa da prefeitura de Ibiúna]