OPOSIÇÃO ELEGE NOVA MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IBIÚNA; RODRIGO LIMA É ELEITO PARA A PRESIDÊNCIA
A tentativa feita hoje (15) pelo atual prefeito, perante o grupo de vereadores aliados, na Câmara Municipal de Ibiúna, de “impor” o nome do vereador Beto Arrais (PPS) para presidente da Casa pode ter significado, politicamente, um tiro no pé. Esse fato vazou e repercutiu no grupo oposicionista que, de imediato, rearticulou uma nova composição [haveria um acordo pró-Arrais sem a influência direta do prefeito]. Assim, foi eleito, em meio a uma grande surpresa para si mesmo, por 8 votos a 7, o jovem advogado Rodrigo Lima (PCdoB), saído da cartola dos estrategistas oposicionistas.
“Foi um ato histórico e uma demonstração inequívoca de independência do Legislativo. A Câmara não se curvou à vontade do prefeito Fábio Bello. O bom senso falou mais alto”, deblaterou o presidente do PROS, vereador Pedrão da Água, em entrevista à vitrine online.
Rodrigo Lima – 35 anos, natural de Osasco e residente em Ibiúna há dez anos – tem marcado sua atuação parlamentar por um modo elegante de se comportar e de se relacionar com seus colegas, afirmou: “Todo vereador sonha, um dia, ser eleito presidente da Câmara. Mas, confesso que não estava esperando para esse ano, talvez, para o próximo. Aceitei a missão por fidelidade ao grupo político ao qual estou aliado.”
Ficou sabendo de sua indicação logo depois que chegou à Câmara, mas foi taxativo: “Mesmo surpreso, assumo o desafio com responsabilidade. Vou trabalhar por Ibiúna e por um Legislativo independente, não importa quem esteja no principal cargo do Executivo”, realçou informando que mal estava dando conta de atender a tantos telefonemas que vinha recebendo. Prometeu, ainda, que vai fazer de tudo para implantar medidas inovadoras em sua gestão.
Jogo democrático
O vereador Beto Arrais (PPS) declarou que havia um acordo e já estava tudo certo para sua eleição, mas que resolveram mudar o combinado em cima da hora, o que considerou desagradável. Mencionou um vereador que lhe havia garantido voto, mas mudou de lado ao votar.
Em breves palavras à vitrine online, Arrais se mostrou ponderado e sereno: “Estou tranquilo e desejo que Deus ilumine o caminho dele [Rodrigo] e que ele faça um bom trabalho. Isso faz parte do jogo democrático. Nada se perde, quando nada se tem. Era apenas uma disputa”, resumiu.
Resultado
A sessão extraordinária convocada para eleger a nova Mesa da Câmara Municipal de Ibiúna teve inicio às 8 horas da manhã, mas a votação, em si, somente ocorreu por volta das 11h30, o que demonstra os esforços que cada grupo fazia para conquistar a vitória, que acabou sendo extremamente apertada, com a diferença de apenas um voto. Eis como foi a votação:
A favor de Rodrigo: Rodrigo Lima, Carlinhos Marques, Pedrão da Água, Leôncio Ribeiro da Costa, Abel Rodrigues de Camargo [atual presidente], Jair Marmelo, Odir Bastos e Israel Zaia. Total: 8 votos.
A favor de Beto Arrais: Beto Arrais, Paulo Sasaki, Paulo Cesar Dias de Moraes, Devanir Cândido de Andrade, Rozi Soares Machado, Luiz Carlos de Carvalho e Aline Borges. Total: 7 votos.
Nova Mesa
A nova Mesa da Câmara para a gestão 2015 estará assim composta: presidente, Rodrigo Lima; 1º vice-presidente, Leôncio Ribeiro da Costa; 2º vice-presidente, Carlinhos Marques; 1º secretário, Pedrão da Água; 2º secretário, Abel Rodrigues de Camargo.
A chapa concorrente era composta por: presidente, Beto Arrais; 1º vice-presidente, Paulo Sasaki; 2º vice-presidente (sem indicação); 1º secretário, Paulo Cesar Dias de Moraes; 2º secretário, Devanir Cândido de Andrade.