VITRINE ONLINE PROMOVERÁ “DIÁLOGOS ENTRE IBIUNENSES” EM BUSCA DE MELHORIAS PARA A CIDADE

Sensível aos anseios da população ibiunense, percebidos no dia a dia, vitrine online lançou hoje (30) a ideia de promover diálogos online entre os ibiunenses para estimular a participação pública na formulação de propostas para conquista de melhorias para a cidade e solução dos problemas cruciais que afligem a população. A reação foi tão expressiva quanto estimulante. Alguém sugeriu que, depois do evento online, se realize um presencial em algum auditório na cidade.

Outras pessoas aprovaram a inciativa ressalvando que o objetivo da conferência deve ser a busca de melhorias e não simplesmente para “lavar roupa suja” ou destacar aspectos negativos que todos estão cansados de saber e que não leva a nada. Outros teceram comentários ácidos em relação aos políticos de Ibiúna “que são sempre os mesmos” e escassos em qualidade no plano político-administrativo.

A experiência e o aprendizado político prático que frutificarão certamente da inter-relação entre os cidadãos poderão levar, todos nós, para um novo patamar no reconhecimento do papel e do exercício efetivo da cidadania. A sociedade civil passiva engole todos os sapos, mas bem-informada e organizada é capaz de fazer milagres na correção dos rumos e adoção de novas práticas, tanto éticas quanto gerenciais dentro de um padrão de transparência que precisa ser cumprido.

A primeira impressão que tivemos logo após lançarmos a idéia do diálogo foram de reações de absoluta descrença e desprezo em relação aos políticos e tivemos que reagir rápido contra-argumentando no sentido de pedir tranquilidade e fé, porque as coisas podem ser diferentes desde que nos preparemos contra preconceitos que carregamos dentro de nós e que só atrapalham os relacionamentos que exigem sabedoria.

É oportuno ressaltar que evitamos de propósito usar o termo “debate” porque está carregado demais de aspectos psicológicos negativos. Preferimos diálogo porque esse termo significa “palavras que trazem a luz”, numa tradução livre. Ibiúna precisa de luz, quanto mais luz melhor para enxergar as coisas que ainda permanecem ocultas na penumbra.

Temas decisivo como saúde e higiene pública, educação, segurança pública, meio ambiente, emprego, estradas, turismo, obras públicas, transparência e atitudes governamentais farão parte da agenda do diálogo e gerarão um memorial para conhecimento público, incluindo obviamente as autoridades, a fim de que conheçam a vontade política da população com todas as letras e evidências.

Vitrine online reconhece que esse esforço pode ser simbolizado por uma vela acesa, recordando-nos de que mais vale acender uma vela do que falar mal da escuridão. Mas os começos são assim mesmo simples, porém muitas pessoas podem se juntar e somar força e se fazerem respeitar [pelo poder da palavra], que é, enfim, o que todos queremos como pessoas conscientes dos nossos direitos.

Nossa cidade tem jeito, sim; e vamos trabalhar para tornar possível tudo que desejamos de melhor para Ibiúna e para os ibiunenses.

__________

Carlos Rossini é

editor de vitrine online

 

 

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.