Jornal de Ibiúna reproduz 18 fotos e texto sem autorização
Numa demonstração incabível de desrespeito ético e de direito autoral, o jornal “Notícias de Ibiúna” (edição de 3 de outubro a 20 de dezembro) publicou – sem consultar, sem pedir autorização, sem creditar a fonte – nada menos do que dezoito fotos e o texto integral da cobertura da diplomação do prefeito, vice-prefeito e de quinze vereadores, elaborados e veiculados na revista vitrine online no dia 18 de dezembro.
Aliás, vitrine online foi o único veículo de imprensa de Ibiúna a publicar a cobertura daquele evento no mesmo dia em que se realizou, com diferença de poucas horas. Isso dá trabalho, exige experiência profissional e competência executiva.
Agora, é fácil demais entrar no site da revista copiar literalmente o texto e as fotos! Diga-se, de passagem, que constatamos esse fato somente no Caderno 2 do jornal “Notícias de Ibiúna”, não sabemos, portanto, ainda, o que foi publicado na capa. Então o número de fotos pode ser superior a dezoito. Duas delas, pelo menos, foram utilizadas em material publicitário, contendo mensagens de dois vereadores.
Liguei neste sábado, logo após saber da novidade, para o proprietário do jornal “Notícias de Ibiúna”, que se encontra em viagem ao Maranhão. Pediu desculpas, admitiu que falhou, evocou sua atitude em nome de “nossa amizade” e que o material estava tão bom que merecia ser publicado! Prometeu que, quando retornar a Ibiúna, em meados de fevereiro, entraria em contato com o editor de vitrine online.
Peço aos leitores que enviem comentários sobre esse fato e usem essa oportunidade para manifestar sua visão sobre a imprensa local, pois em breve pretendemos abrir uma enquete sobre esse assunto. (O editor)