ELEIÇÃO DE CONSELHOS TUTELARES SERÁ REALIZADA EM TODO O PAÍS NO DOMINGO; CONHEÇA OS CANDIDATOS EM IBIÚNA

BEBÊNo próximo domingo (4) haverá eleição para escolha de Conselhos Tutelares em todo o Brasil. É a primeira vez que isso acontece na história do País. Deverão ser eleitos 30 mil novos conselheiros tutelares em 5.559 municípios. Eles são responsáveis por proteger as crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência, de acordo com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O mandato será de quatro anos, a contar do dia 1º de janeiro de 2016.

Em Ibiúna, a eleição será realizada na Escola Municipal Alexandre Vanucchi Leme, das 8 às 17 horas.

Os Conselhos Tutelares cumprem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente sempre que esses direitos forem ameaçados ou violados pela família, pelo responsável, pela sociedade ou pelo Poder Público. Atuam, entre outras responsabilidades, na proteção de crianças e adolescentes vítimas de negligência, violência física, psicológica ou sexual, podendo requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

O voto é facultativo, mas devido a importância do conselheiro tutelar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, é importante que todos votem, a partir dos 16 anos. É preciso apresentar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência.

Estatística da violência

No primeiro semestre de 2015, o Disque 100 recebeu 66.518 denúncias de violação de direitos humanos, dos quais 42.114 relativos à violência contra crianças e adolescentes (63,3%). A principal violação no caso de crianças e adolescentes é a negligência dos responsáveis, 76,3% das denúncias.

A violência psicológica responde por 47,7% das chamadas; agressão física, 42,6%; abuso sexual, 21,9%. Do total das vítimas, 45% são meninas e 39%, meninos.

Das denúncias recebidas no período, 51,5% foram encaminhadas para o Ministério Público. A Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal repassou 36% das denúncias aos Conselhos Tutelares, que cumprem o papel de orientar as famílias e proteger as crianças e adolescentes.

Candidatos em Ibiúna

Como se trata, efetivamente, de uma eleição os candidatos estão em plena campanha com mensagens impressas e postadas nas redes sociais, com fotos e como os nomes pelos quais são mais conhecidos, dados exaltando experiência e capacitação para o cargo, que é remunerado. Os candidatos [21 mulheres e 5 homens] ibiunenses ao Conselho Tutelar são:

ADILSON MONTEIRO LIMAS, ADRIANA CRISTINA DA SILVA BOREIKA, ANA CAROLINE MARQUES, DAIANE RODRIGUES DOS SANTOS, ELIANE ARID SOARES, FABIANA LUZIA DE MORAES GOES, GISLAINE CARDOSO DE OLIVEIRA, HELENA APARECIDA ACIOLI SOBRAL, JAMIL MARCICANO, JOSE CARLOS SOARES, LUCIANA DE FATIMA ARIZONO, MAÍSA GODINHO RODRIGUES, MANOELA DA SILVA TELLES, MARIA APARECIDA NERY TONELI, MARIA BENEDITA SOARES, MARIA CRISTINA GOMES SANTOS, MARIA DA SOLEDADE DOS SANTOS LIMA, MARIA IZABEL CIRILO, MARIA STELLA SABOIA IANNI, NEIDE ROBERTO DO CARMO GUIMARÃES, RICARDO PAGRION FILHO, ROSALINA LIMA DOS SANTOS CASSEMIRO, SILVIA BELLANDI PAES DE FIGUEIREDO, WALMIR BORTOLOTTO JUNIOR, WALQUIRIA ROSANGELA TASSI.

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.