IBIÚNA – PRÉDIO DO CINAI FOI ALVO DE VANDALISMO NO FIM DE DEZEMBRO

cinai

O prédio do Cinai – Centro Integrado Novo Arco-Íris, localizado na rua Wilson do Carmo Falci, no centro município de Ibiúna, criado com o objetivo de promover inclusão social, foi alvo de vandalismo no fim de dezembro de 2015. Somente agora esse fato chegou ao conhecimento de vitrine online, por meio de uma denúncia informal. Mas o fato foi confirmado hoje (14) pela reportagem da revista.

Luzes acesas à noite no interior do prédio, já no período em que não havia nenhuma atividade ali, no mês de dezembro, chamaram a atenção de uma pessoa que, por sua vez, deu essa informação à secretária da Educação do Município, Nydia Bello de Oliveira. A secretária, por sua vez, entregou a chave do prédio a dois funcionários para fazerem uma vistoria do local, e que foi feira no dia 29 de dezembro, uma terça-feira. Um deles deu o seguinte depoimento à vitrine online:

“Quando entramos, havia um cheiro insuportável em todo o ambiente interno. Os objetos de uma mesa, como papéis, fita durex, canetas estavam jogados no chão, assim como havia diversos pedaços de papel higiênico espalhados em vários lugares  No banheiro havia um bolo fecal [fora do vaso sanitário] e outro em um dos corredores e eram fezes humanas, não de animais. O mau cheiro vinha desses lugares.”

“Da cozinha exalava um odor fétido. Ela se encontrava fechada à chave, mas quando entramos nova surpresa desagradável: os pacotes de leites destroçados estavam jogados no chão, assim como dentro da própria geladeira. Deviam estar assim havia dias devido ao mau cheiro muito forte.”

É oportuno lembrar que o prédio estava fechado e nenhum animal, como cachorro, por exemplo, poderia ter entrado ali, mesmo porque toda a área é cercada por uma cerca de ferro alta e não havia nenhum espaço que permitisse o acesso a uma pessoa adulta ou mesmo infantil.

Ontem, com exclusividade, o face da vitrine online noticiou que o Cinai fora desativado no dia 4 de janeiro, sem que a prefeitura fizesse nenhum comunicado ao público sobre esse fato. Na verdade, o Cinai passou a se dedicar a atividades chamadas de oficinas culturais, com aulas de música, de lutas marciais, etc. Essas atividades agora seriam transferidas para o Centro Olímpico, também no centro da cidade.

Vitrine online solicitou informações oficiais à prefeitura, tanto para esclarecer onde (e se) serão desenvolvidas as atividades de inclusão quanto das oficinas culturais. E chegou a receber uma pequena nota agora à tarde seguida de um pedido de desconsideração dos dados ali escritos e que voltariam a manter novo contato, que não foi efetivado até a preparação desta notícia.

Também hoje o vereador Israel de Castro (PSDB) visitou o prédio do Cinai, como uma das três possibilidades oferecidas pelo prefeito Fábio Bello (PMDB) para instalação da nova Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.