IBIÚNA – CANDIDATO A PREFEITO É CONSIDERADO APTO – INDEFERIDO COM RECURSO. O QUE ISSO SIGNIFICA?
No processo da Justiça Eleitoral, a situação do candidato a prefeito Fábio Bello (PMDB) está classificada como apto – indeferido com recurso. Em termos simples, isto significa que ele continua na disputa e seu nome aparecerá na urna eletrônica. No entanto, caso seu recurso não prospere, seus votos serão considerados nulos.
O aspecto diferencial da eleição deste ano em relação à realizada em 2012 é que, desta vez, o candidato peemedebista à prefeitura de Ibiúna tem contra si duas contas de seu governo, relativas aos anos de 2007 e 2008, rejeitadas pela Câmara Municipal, nos anos de 2010 e 2011, respectivamente. Neste caso, a Lei da Ficha Limpa é taxativa, na medida em que torna inelegível quem teve contas rejeitadas.
Esse foi um dos motivos pelos quais a juíza eleitoral de Ibiúna, dra. Paula da Rocha e Silva Formoso, atendendo ao pedido impetrado pelo bacharel de Direito e candidato a vereador pelo PSB, Edilson Fernandes, impugnou o pedido de registro de Bello, que, por sua vez, deu entrada de recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, na semana passada.
“Desta vez, a situação eleitoral de Fábio Bello é crítica e ele tenta em sua campanha [que continua nas ruas] justificar o injustificável, pois ele está enrolado e vive uma situação desesperada. Quer convencer eleitores desavisados que suas contas foram aprovadas e isso não é verdade. A juíza eleitoral foi clara ao aceitar a denúncia de que ele está inelegível, quando afirma claramente na sentença que suas contas foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores da cidade” – declarou Fernandes à vitrine online.
OUTROS CASOS
Segundo levantamento feito pelo UOL, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE barrou 2.329 candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2016, o que inclui candidatos a prefeito, a vice e a vereador. Esse total representa 0,5% das 496 mil candidaturas registradas pelo TSE no Brasil.
Do total das candidaturas barradas, 1.208 estão completamente fora da disputa, enquadradas como inaptas, enquanto 1.301, seguem agora na dependência dos julgamentos dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Entre os aptos, 279 são candidatos a prefeito e 120, a vice. Entre os inaptos, 125 são a prefeito e 78 a vice. Ou seja, ao todo, 17% dos candidatos barrados buscam o cargo máximo da eleição municipal.
NA OAB
Nesta terça-feira (20), a partir das 19 horas, os oito candidatos a prefeito de Ibiúna deverão se encontrar pela segunda vez, depois do primeiro debate via internet realizado pela TV Ibiúna na noite do dia 8, desta vez na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Ibiúna. Ali apresentarão um resumo de seus planos de governo e responderão a perguntas formuladas pela sociedade ibiunense. Não haverá debate entre os participantes. O auditório já está com sua capacidade lotada.