Vitrine Online, a melhor informação !

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO – CHUVA FINA É RECEBIDA COMO UMA BENÇÃO NA PROCISSÃO DOS LAVRADORES DE IBIÚNA

procissão 1

A missa no coreto, a procissão dos lavradores e o feirão de verduras na praça da matriz no centro de Ibiúna – uma tradição que ocorre no mês de maio durante os festejos em louvor a São Sebastião, protetor da cidade – foram realizados neste domingo (21) sob uma chuva fina recebida como uma benção do Céu por todos aqueles que trabalham na terra.

Ao se dirigir à multidão que se concentrou diante do coreto localizado na avenida São Sebastião, o padre Severino Ferreira da Silva exatamente dizia que “chuva demais ou sol demais” pode provocar a perda de toda a colheita.

Por isso, exortou: “Que o Céu lhe traga sempre água e calor na medida certa e uma dose extra de esperança dentro de todos vocês, que aram a terra, semeiam e cultivam o alimento que servirá a muitos.”

Lembrou ainda o sacerdote que “enquanto nós estamos aquecidos em nossas camas, os lavradores já estão na labuta antes de o Sol nascer, na labuta diária que não tem folga, nem em domingos e feriados, para produzir os frutos do seu trabalho, sujando as mãos de terra”.

altar

multidão

Depois da missa, a procissão com centenas de tratores, muitos dos quais trazendo caixas com produtos de seus sítios, seguiu pela avenida São Sebastião, desceu a rua XV de Novembro em direção à praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde ouve um feirão de verduras. No caminho, os lavradores, seus tratores e seus produtos eram borrifados com água benta e abençoados pelos padres, enquanto o povo acompanhavam a procissão das calçadas.

No palco localizado na praça da Matriz a banda do 4º Batalhão de Infantaria Leve, do Exército, unidade localizada em Quitaúna, no município de Osasco, já estava pronta para fazer suas apresentações e divertir a criançada.

banda 1

O tenente Vanderlei Marques informou que a presença do Exército, além de participar de uma festa tradicional em louvor a São Sebastião, estava ali para exercer uma ação cívico-social, trazendo alegria, apoio médico e odontológico e brincar com as crianças “com a apresentação de nossa banda”. Esse evento se realizou com a supervisão do coronel Toledo, comandante daquela unidade.

O prefeito João Mello e o vice-prefeito Valdemar Cardoso participaram da missa, ao lado do altar junto com os festeirinhos de São Sebastião na 98º festa em sua honra.

feirão

 

 

Comentários