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NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO VERÃO

Durante o verão, ocorre uma diminuição do metabolismo basal (quantidade calórica ou energia que o corpo necessita), pois o nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno.

Por esse motivo, devemos ingerir mais alimentos com baixa caloria e evitar alimentos gordurosos. Além disso, nos dias quentes há maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva; portanto, devemos aumentar a ingestão de líquidos. De preferência água (evite as gaseificadas ou com sabor) ou água de coco (isotônico natural – repõe sais minerais perdidos na transpiração naturalmente) e não espere a sede chegar, pois isso é um sinal de eu já estamos desidratados.

O verão é uma época muito agradável, o que torna uma excelente oportunidade para ingerirmos mais vitaminas, minerais e fibras, presentes nas frutas, verduras e legumes.

A ingestão de sal, principalmente no verão, deve ser controlada para evitar retenção hídrica e um consequente inchaço.

As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas, além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carne vermelha magros, mas evite as carnes de aves com a pele e as carnes com gorduras visíveis.

Quanto ao preparo, varie entre cozidos, grelhados ou assados, deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.

Para “beliscar”, utilize palitinhos feitos com legumes (pepino, salsão, cenoura, beterraba, etc.) ou de frutas e molhos à base de iogurtes, servidos bem gelados, acompanhados com suco natural ou água de coco. Experimente!

Fabiana A. Borrego é nutricionista especialista em nutrição clínica.

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