ALERTA AOS LEITORES – AINDA HÁ MUITOS INCOMPETENTES QUE PROCURAM OFENDER OU MAGOAR OS OUTROS

Caso alguém o tenha magoado, insultado ou mesmo humilhado, siga seu caminho em frente. Tampouco perca tempo em alimentar ódio ou raiva contra o agressor/a ou tiranete; ao contrário, perdoa-o, porque esse é o melhor modo de tirá-lo de sua mente, como acontece com os dejetos quando você aperta a descarga.

Além disso, saiba que o débito espiritual que deverá ser quitado não será seu e sim, mais uma vez, daquele/a que o tenha ofendido. Entre milhares de pessoas, sempre há aquelas que ainda se encontram no estágio da mais completa animalidade [sem ofensa aos animais, mas é que o homem é um animal também], da grosseria, da estupidez, distante dos avanços da civilização e da humanidade.

Mais ainda, essas pessoas podem ter problemas mentais sérios, que tentam disfarçar mas não conseguem e deixam vazar suas palavras e gestos ofensivos normalmente contra pessoas que julgam poder usar esse poder espúrio.

Brigo com as cadelas que vivem em casa, grito, berro, quando explodem numa briga feroz, que acabam provocando ferimento, uma na outra, ou quando digo – embora elas nunca parecem entender – que devem fazer o cocô longe da casa. Não adianta, todos os dias lá saio eu com a pé catando bosta. Elas têm um comportamento constante, vinte e quatro horas por dia, e parecem não estar nem aí pelo que digo – e isso é a mais pura verdade.  No fim, elas acabam me vencendo pelo cansaço, pois seguem suas vidas como se nada tivesse acontecido.

Isso não é um belo ensinamento para lidar com pessoas mal resolvidas, rancorosas, incompetentes para controlar seus transtornos mentais? Penso que sim.

Além do mais essas figuras às vezes sinistras e dissimuladas acabam, com o tempo, se fragmentando, ou se dissolvendo, porque acabam alvo de desprezo ou da falsidade que se requer para lidar com elas. O tempo – diz a sabedoria – vai mais cedo ou mais tarde resolver esse comportamento antissocial. Aí, que cada um paga pelo que fez de mal para os outros.

Sabe-se que fatos como os aqui mencionados são mais corriqueiros do que se costuma imaginar. Basta ver as postagens nas redes sociais de queixas e mais queixas que se fazem exatamente porque muitas pessoas ainda se encontram despreparadas para conviver em sociedade com educação, respeito e solidariedade – porque no fim da história todos envelhecem e acabam perdedores.

Além de tudo, essas pessoas não passam de criaturas imaturas psicologicamente, além de serem preconceituosas e parecerem estar de mal com a vida e o prazer de viver.

Então, como diz um sábio chinês, quando você, por qualquer razão, for uma vítima de pessoas infames, dê uma sonora gargalhada ou ria ou mostre que jamais será atingido/a, pois sua liberdade, autodeterminação e sua consciência deixam bem claro que o bumerangue volta-se contra quem o lançou. É bem isso! (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *