Vitrine Online, a melhor informação !

APLICATIVOS – CUIDADO! ESTAMOS EM PLENA ERA DAS FALSIDADES

A locução fake news [notícias falsas]está na ordem do dia! E há justificados motivos para alertar os incautos e crédulos, que se deixam influenciar pelo que veem e ouvem nas redes sociais espalhadas pelo mundo, despojadas do mínimo de senso crítico, a fim de se defenderem das mentiras.

Pois no último sábado (14), em Vancouver, no Canadá, ao palestrar no TED 2018 (TED) – uma série de conferências – em português Tecnologia, Entretenimento, Planejamento – patrocinadas por uma fundação norte-americana, um cientista sacodiu a plateia ao demonstrar que é fácil falsificar qualquer vídeo, com o uso de um aplicativo.

Supasorn Suwajanakorn, pesquisador do Google Brain, uma equipe de pesquisa de inteligência artificial, exibiu quatro vídeos com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fazendo o mesmo discurso. E perguntou qual era o falso. A plateia, sempre seleta, respondeu: todos.

O jovem pesquisador durante anos desenvolveu algoritmos que podem criar modelos em 3D (terceira dimensão) de rostos em movimento a partir de fotografias comuns e vídeos pré-existentes. O aplicativo permite extrair detalhes mínimos expressivos de quem fala e reconstruir um novo discurso.

Embora feliz com os resultados de suas pesquisas, Suwajanokorn sabe que seu invento pode ser utilizado com pessoas de má-fé. Ele anuniou que atua com a comunidade internacional de inteligência artificial para criar o aplicativo “reality defender”(defensor da realidade), uma espécie de compensação para se estabelecer supostamente a realidade dos fatos.

O novo programa está em processo funcionará de modo automático em navegadores de internet e avisa sobre vídeos e fotos falsas, por meio de algoritimos e moderadores.

Suwajanokorn admitiu que esse novo aplicativo combate seu trabalho anterior [que permite falsificar as imagens e sons]. E concluiu: “Sei que que vídeos podem causar muitos danos antes de alguém conseguir verificar sua veracidade. Por isso, precisamos alertar as pessoas o que é atualmente possível ser feito para sermos críticos com o que vemos.”

UOL

Leitores mais atentos do Universo Online (UOL) já perceberam a novidade que esse portal introduziu em suas postagens: checar a veracidade de certas notícias que são disparadas nas redes sociais. Depois de analisar as fontes e compará-las com dados reais desmente ou confirma a informação. Diz claramente se uma notícia é falsa ou verdadeira para seus milhões de leitores. (C.R.)

Comentários