DEIXE A BELEZA NATURAL DE IBIÚNA TOCAR SEU CORAÇÃO

NA HISTÓRIA da humanidade, desde os seus primórdios, tudo o que aconteceu – de terremotos, dilúvios, queda de meteoros gigantes, ciclos da natureza, com escassez de alimentos,  pestes, guerras entre tribos, formação de impérios, etc. – obedeceu a ciclos, implicando três etapas: começo-meio-fim.

Nada, debaixo do Sol, é para sempre, nem mesmo o Sol que um dia, daqui a cinco milhões de anos, segundo os cientistas, atingirá uma uma tão extraordinária intensidade luminosa e térmica, para, em seguida, se extinguir. O mesmo fenômeno ocorre tanto nas coisas extraordinariamente grandes às infinitamente pequenas, como nas frações dos átomos. Nada, portanto, é permanente!

Isto posto, já estamos nos despedindo da greve dos caminhoneiros sem precedentes. Os postos já começaram a ser abastecidos, as centrais de abastecimento de alimentos já começam receber produtos e o pânico e o desespero que tomou conta de uma parcela da população mais influenciável, aos poucos estarão serenados. Mas os problemas pré-existentes no país – nas áreas da saúde, segurança, impostos intoleráveis, falta de emprego e tantos outras – voltarão à sua “normalidade” (Argh!).

Outros temas – como invariavelmente entram em foco – surgirão no caminho porque a própria história é pontuada de espasmos porque o sistema socioeconômico em que vivemos pressiona por um crescimento contínuo, quando se sabe que os recursos naturais estão cada vez mais comprometidos, além de estarem sendo destruídos, em grande parte pela ação humana.

A humanidade já teria vivido uma Idade de Ouro e sonha que um dia retornará, mas isso depende da percepção de cada um da realidade. O planeta é muito diferente do que já foi e a humanidade está imersa numa ilusão da qual não se dá conta, tirante indivíduos afortunados que puderam se libertar das mentiras que uma geração conta para a outra, desde que os homens, achando-se escolhidos para subordinar a Natureza aos seus caprichos, dela se afastaram considerando que a razão fosse capaz de resolver todos os seus caprichos.

NOSSA NATUREZA

Nesta postagem, vitrine online oferece aos seus leitores um ensaio realizado com amor pelo fotógrafo Glauco Rossini. As imagens captadas, todas em Ibiúna, nos devolve um pouco da paz, harmonia, na singela linguagem da Natureza. (Carlos Rossini, editor de vitrine online) Aproveite e mostre para seus filhos e estudantes.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *