Vitrine Online, a melhor informação !

NESTE SÁBADO EM IBIÚNA – GRANDE INCÊNDIO NO VARJÃO VOLTA A ASSUSTAR MORADORES NO ENTORNO

Menos de um mês depois [ocorreu no dia 15 de julho] de um incêndio no Varjão que assustou e mobilizou a população para proteger suas casas localizadas na área do entorno, próximo ao centro da cidade de Ibiúna, neste sábado (11) um incêndio de grandes proporções se alastrou rapidamente no mesmo local.

Além do risco de causar danos em residências próximas, há certamente morte de animais de várias espécies que vivem no Varjão.

No mês de julho, com a seca, foram registrados diversos incêndios nas matas do município de Ibiúna, conforme noticiou vitrine online. No dia 15, para combater o incêndio no Varjão, os moradores dali usaram mangueiras para manter molhado o mato mais próximo e pediram socorro ao Corpo de Bombeiros de São Roque.

Agora bastou haver uma estiagem, depois de vários dias chuvosos, para haver um incêndio cuja nuvem de fumaça podia ser vista a quilômetros de distância.

Por volta das 17 horas, quando vitrine online estava nas proximidades da ciclovia, o vento estava perigosamente em direção às casas, mas, em seguida, passou a soprar na direção oposta, razão por que, provavelmente, direcionou a cabeça do fogo em sentido contrário, afastando-o das residências. Isso observamos até o momento em que nos encontrávamos filmando (ao vivo) e fotografando a densa fumaça branca.

“FUGIR ÀS PRESSAS”

Durante a postagem ao vivo, a revista chamou a atenção da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de São Roque, mas não tem notícia do desenrolar do apelo.

Adriana Dry fez o seguinte desabafo: “Lamentavel…meus pais moram ai. E a fumaça tomou conta da casa deles e tiveram que sair com as crianças às pressas pois nao tinham folego…”

Rosana Melo Ferreira declarou: “É fazer dois dias de sol, esses desocupados colocam fogo.”

Figueiredo Silvia:  “Odeio queimadas. São irresponsáveis. Aqui na minha chácara trituro tudo e vira adubo.”

O QUE FAZER

Vitrine online sugere aos leitores que, em casos semelhantes, liguem para a Defesa Civil de Ibiúna 015 3241-2509 e para o Corpo de Bombeiros de São Roque 01511 4712-3386. Pode-se também ligar para 190 da Polícia Militar que terá agilidade para mobilizar socorro. É importante no momento do contato ter calma e descrever com a maior exatidão possível o que está acontecendo, a fim de que ambos os serviços possam decidir os procedimentos e o grau de urgência.

 

MULTAS

De acordo com divulgação da Secretaria do Meio Ambiente, publicada na edição do dia 3 de agosto do Imprensa Oficial, três multas foram aplicadas por infração à “Lei das Queimadas”, no valor total de R$ 14.310,00. Uma em uma residência na região central da cidade, outra contra uma empresa e a terceira contra uma associação.

Quem for pego ateando fogo no mato ou em seus quintais estará sujeito à sanção municipal, exatamente para coibir esse tipo de ocorrência que tem gerando muitos transtornos e danos à natureza no município.

Comentários