PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE GANHA A FORÇA DA JUVENTUDE IBIUNENSE

Em solenidade realizada na tarde de hoje (13) em um auditório no Shopping da cidade, tomaram posse os integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente Jovem – Condema Jovem, formado por jovens estudantes das Escolas Estaduais Maria Angerami Scalamandré e Profa. Laurinda Viera Pinto.

Primeira instituição do gênero no Brasil, o meio ambiente do município ganha, com essa iniciativa, em sua proteção e defesa, a força da juventude ibiunense. E, como destacaram palestrantes, surge uma nova esperança, por meio da conscientização e de ações concretas, no espírito de preservação contínua do meio ambiente, já bastante castigado, seja pela  poluição das águas ou pela derrubada das matas para fins de especulação imobiliária.

IDEIAS E PROJETOS

Juan Aparecido dos Santos, um adolescente de 16 anos, é o primeiro presidente do Condema Jovem de Ibiúna. Em breve entrevista à vitrine online, Juan disse que o primeiro projeto do Conselho já está decidido: recolhimento de óleo usado nas residências. “Com o óleo, vamos produzir sabão e entregá-lo àqueles que forneceram o óleo.”

“Vamos nos reunir em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês para trocar ideias. Todas as escolas do município serão convidadas a participar.”

Juan disse ainda: “Vi em nosso grupo que tem bastante gente competente e dedicada para criação de projetos.”

[Quem quiser participar ou acompanhar as atividades do grupo pode acessar a página Condema Jovem no Facebook]

Jean Marcicano, secretário do Meio Ambiente do Município de Ibiúna, se mostrava visivelmente alegre com o sucesso do evento que coloca o município em uma posição de destaque no cenário, por meio de iniciativas dessa natureza.

MESA SOLENE

A mesa da solenidade foi integrada por Celso Rizzieri, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente – Condema (adulto); Roberto Wagner Lourenço, da Unesp – Sorocaba; André Cordeiro, da UFSCAR – Campus Sorocaba, Jean Marcicano, secretário do Meio Ambiente de Ibiúna; Jonas Campos, secretário de governo, representando o prefeito João Mello; Jecely Ellen Bacan Silva, diretora da E.E. Profa. Laurinda Vieira Pinto; Angela Maria Vieira de Moraes, vice-diretora da mesma escola; Rosane Edmaig Arruda Dias, diretora da E.E. Maria Angerami Scalamandré; Marcia Barretti Elias Truvillo, vice-diretora da mesma escola; Eleusa Maria da Silva, advogada e coordenadora da Câmara Técnica de Proteção das Águas do CBH-SMT.

MEMBROS DO CONDEMA JOVEM

Presidente, Juan Aparecido dos Santos Barbaes; vice-presidente, Larissa Teixeira Biserra. Membros: Andrei Felipe Valandro, Camila Cristina Vieira de Moraes, Wimilyn Tayná, Juan Aparecido dos Santos Barbaes, Richard França Jesus Wilxenski, Christian Guilherme Valença da Silva, Leonardo Maciel Vieira, Izabelly Leite Albuquerque, Geovana Silva Ribeiro da Costa, Carlos Henrique Barbosa, Ryan França Jesus Wilxenski, Larissa Teixeira Biserra, Deivid Willian, Marcelo Silvestre, Lucas Oliveira Soares Rodrigues, Gian Pereira, Sérgio Wicles Maximo Souza, Felipe Massaharu, professoras Jenly Haruka Konishi e Rita Fujii Pecci.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *