MILHÕES DE ABELHAS MORREM EM IBIÚNA; CAUSA AINDA É DESCONHECIDA

Conforme vitrine online noticiou na manhã de hoje (12) por meio de uma entrevista ao vivo com um apicultor no bairro do Piratuba, no município de Ibiúna, milhões de abelhas começaram a aparecer mortas em colmeias e nas matas desde a manhã de ontem (11).

Até o momento, a causa da imensa e simultânea mortandade das abelhas é desconhecida.

O secretário do Meio Ambiente do Município, Jean Marcicano, informou a vitrine online que na manhã desta quinta-feira (13) uma bióloga e um veterinário deverão ir à região para fazer os primeiros levantamentos para estabelecimento de condutas, a fim de que a causa das mortes seja descoberta.

Segundo o apicultor João Adão Moreira Leal, 58, que trabalha na Fazenda Juno, é a primeira vez que ocorre esse fenômeno, que considera “uma tragédia ecológica”, cujo “foco se encontra ao lado do braço da represa”.

Durante a entrevista, exibida ao vivo, embora não pudesse confirmar, pois há necessidade de exames especializados, ele disse suspeitar que há possibilidade de haver algum problema nas águas da represa Itupararanga naquela área.

Marcicano, no entanto, considerou que “é cedo para definir o que de fato está acontecendo. Essa observação de que poder ser a água da represa é um tanto quanto prematura e questionável”.

O apicultor estima que a morte das abelhas esteja ocorrendo numa extensão de 10 km, ao longo do braço da represa onde se localiza a Prainha do Piratuba, muito frequentada por banhistas em fins de semana.

João Adão trabalha com apicultura no local há cinco anos. Seu apiário tem quatro núcleos com 40 colmeias, distantes 500 metros uma da outra. A produção anual é de cerca de 3 toneladas de mel que vende para um entreposto na cidade de Piedade. Considerando outros produtores, estima que o total ultrapasse 4 ou 5 toneladas/ano, num total de 150 colmeias.

SINAL DE PERIGO

A morte ou desaparecimento de abelhas é causa de preocupação em todo o mundo, pois em geral indica a existência de algum problema no bioma, razão por que o apicultor passou o dia de hoje em busca de atenção das autoridades ibiunenses ligadas ao setor.

“É preciso que sejam tomadas medidas urgentes, a fim de que a causa seja identificada tão logo que possível e combatida.”

Estudioso da vida das abelhas, João Adão assinalou que se as abelhas desaparecerem, “em cinco anos os a vida das pessoas correm sérios riscos”, pela importante função que as abelhas exercem no equilíbrio da Natureza.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *