Vitrine Online, a melhor informação !

COPA INTER – IBIÚNA REUNIRÁ MAIS DE 300 CICLISTAS NO DIA 7 DE ABRIL

A Equipe Bikenexs, formada por ciclistas de Ibiúna, promoverá no dia 7 de abril, um domingo, a Copa Inter, a partir das 8 horas, na Fazenda Santa Maria, no bairro do Piaí.

Mais de trezentos ciclistas de diversas cidades deverão participar do evento, que atrairá um número bem maior de pessoas, já que essa modalidade esportiva atrairá também parentes dos competidores e apreciadores de corridas de bicicletas, como acontece em países europeus.

No último sábado (2), a equipe integrada por Bruno, Eder, Valdemar, Fernando, Júlio, Rodrigo Franco, Rodrigo Mikami e Marcelo Freitas, devidamente equipada, fez reconhecimento pedalando um percurso de aproximadamente 40 Km de estrada de terra. Partiu da Fazenda Santa Maria, passou por vários bairros e retornou à Fazenda Santa Maria. 

A Equipe Bikenexs está ativa desde meados de 2010. Já participou de várias competições de montain bike municipais, regionais e estaduais.

INTERESSADOS

Toda quarta-feira, a partir das 19 horas, tem passeio saindo da Praça Matriz de Ibiúna, para todos os tipos de pessoas iniciantes no pedal, com percurso o bem tranquilo para todas as pessoas. As únicas exigências, por questão de segurança, é que os interessados tenham uma bike, capacete e luzes de sinalização.

CICLISMO

Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, época que o desenvolvimento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades.

O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o down hill, que é a versão mais extrema e perigosa do Montain Bike que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU).

Em Lisboa, o mais famoso evento desta disciplina é o Lisboa Down Town que se realiza anualmente em Maio e que consiste na descida da encosta do Castelo de São Jorge até ao arco da Red Bull.

SAÚDE

Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.

Recomenda-se sempre àqueles que vão iniciar essa atividade que, antes, consultem um médico para que sejam avaliadas suas reais condições físicas.

 

Comentários